Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite “circular” com dungeons em 360º

27 de junho de 2021
Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

Jogos do estilo roguelike e roguelite estão mais em alta do que nunca, mas convenhamos, o gameplay cíclico inerente ao gênero pode tornar as coisas um tanto repetitivas. A receita precisa de novos ingredientes para se renovar.

Orbital Bullet é um jogo que traz um gostinho de novidade ao gênero, especialmente por sua apresentação inusitada: cada “dungeon” que exploramos é vista como uma espécie de cilindro 3D, mais ou menos como o ótimo Resogun fazia, lá no início da geração passada.

Roguelite 360º

Pense em um donut (a rosquinha do Homer Simpson) girando dentro de um micro-ondas. Nos movemos na superfície dessa rosquinha, de modo que podemos dar uma volta 360º pelo cenário, eliminando inimigos e coletando loot. Os disparos de certas armas mais poderosas conseguem “dar a volta” completa no cenário!

Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

Orbital Bullet tem diversos biomas diferentes: cada “rosquinha” é como se fosse um planeta diferente, com seus próprios tipos de inimigos, armadilhas e perigos. Além disso, cada planeta tem diferentes níveis — pense em uma pilha de rosquinhas –, o que acrescenta alguma verticalidade à exploração, ainda que seja necessário limpar um nível para ter acesso ao próximo.

Na prática, o jogo se comporta como um shooter 2D bastante frenético, que traz como diferencial essa característica “circular”. Apesar do visual 3D, a movimentação é puramente 2D (esquerda e direita) Há diversos tipos de aliens inimigos espalhado em cada nível, bem como upgrades, baús de armas e portais que nos levam adiante. E, ao final de cada área, tem um chefão casca grossa, claro.

Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

Se o jogo é roguelite, sempre devemos esperar por uma boa dose de imprevisibilidade procedural: a cada partida, os cenários são rearranjados aleatoriamente, de modo que uma run nunca é igual a outra. As armas e upgrades que você vai encontrar também são randômicos, de modo que você precisa “se virar” com o que tiver em mãos.

Classes & Upgrades

Orbital Bullet tem diferentes classes de personagens selecionáveis, bem como um sistema de upgrades baseados em “caminhos”; enquanto está em uma run, você pode escolher diferentes “caminhos” de upgrades, sendo que cada um traz sua própria variedade de perks e benefícios — que só serão válidos para aquela run.

Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

Como ele é um roguelite, porém, certos upgrades e benefícios que desbloqueamos ficam conosco para sempre. A habilidade de se curar, por exemplo, fica sempre conosco depois de adquirida, mas pode ser melhorada, nos permitindo carregar mais itens de recuperação de HP. Comprar novas armas também faz com que elas entrem no fluxo do jogo, podendo ser encontradas em lojas ou mesmo dropando de baús.

Conclusões Iniciais

Em uma época cheia de roguelites e roguelikes, Orbital Bullet chega de mansinho, prometendo uma experiência ligeiramente diferente. Não muito, mas o suficiente para diferenciá-lo de Hades, Dead Cells e outros dos principais títulos do gênero.

Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

O visual é um “3D pixelado” simpático, que não parece realmente criativo ou interessante, mas é funcional. Até o momento, o jogo não possui vozes, e a trilha sonora cumpre seu papel. Vale ressaltar que o jogo já conta com menus e legendas em português brasileiro e, embora possa ser jogado com teclado e mouse, usar um controle sem dúvida deixa a jogatina bem mais fluida.

Os devs estão de olho no feedback dos jogadores e seguem atualizando o jogo, corrigindo bugs e lapidando a experiência. Esta semana, o jogo recebeu o “The Fresh Meat Update“, que trazia um novo bioma — inspirado em um matadouro –, novas armas e um desafio de alto nível.

Preview Arkade: Orbital Bullet, um roguelite "circular" com dungeons em 360º

Como é um jogo em Early Access, ainda é cedo para dar um veredicto, mas, baseado no que joguei até o momento, Orbital Bullet parece ter a dose certa de desafio, variedade e gameplay de qualidade para agradar os fãs do gênero. Se você faz parte desse grupo, aproveite que ele está em promoção e garanta sua cópia por apenas 20 reais.

Orbital Bullet é exclusivo para PCs. O jogo foi lançado em Early Access no final de abril. Ainda não há uma data de lançamento definitiva confirmada.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais