Primeiro Contato: vem aí um podcast documental sobre a história dos computadores no Brasil
Atualmente, boa parte dos brasileiros já possui um computador ou algum dispositivo que permite se conectar à internet. A presença destes aparelhos se faz tão presente em nossa rotina que muitos nem imaginam como era viver sem isso.
Mas o começo não foi nada fácil. Quem era adolescente nos anos 90 sem dúvida lembra das terríveis conexões discadas e do “macete” de se conectar após a meia-noite para só contabilizar um pulso. Isso é só a ponta do iceberg: a chegada dos computadores em terras brasileiras teve início cerca de duas décadas antes disso, e foi um processo longo, penoso, cheio de histórias surpreendentes e “causos” bizarros.
Isso tudo foi transformado em podcast pelo site independente Overloadr, em parceira com a produtora B9. Mais de um ano e meio — em plena pandemia — foi utilizado para idealizar o podcast documental narrativo Primeiro Contato, que estreia na semana que vem.
Roteirizado, produzido e narrado pelo jornalista Rique Sampaio, o podcast contará as muitas histórias que se misturam à chegada dos primeiros computadores ao Brasil, bem como de todo o universo que gira em torno deles: CD-ROMs, pirataria, jogos criados por brasileiros, a conturbada comercialização em lojas brasileiras e muito mais.
Confira abaixo o trailer de anúncio do podcast:
O primeiro episódio abordará os protótipos brasileiros surgidos no final da década de 70, passando por várias entrevistas com pessoas importantes do meio, como Paulo Gala (professor de economia da FGV), Renato Degiovani (criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador), os pesquisadores Marcus Garrett e Daniel Gularte e Henrique Olifiers (criador da Bossa Studios).
O podcast Primeiro Contato estreia na próxima segunda-feira, 19 de julho, e vai estar disponível no site Overloadr e nos principais agregadores de podcasts do mercado. Um detalhe bacana é que, quem tiver alguma história ou informação que agregue ao assunto, pode entrar em contato com a equipe do programa, via WhatsApp — o número é (11) 91302-1584. Os melhores depoimentos serão selecionados para um episódio especial do programa, que ainda será produzido!
(Via: Overloadr)