Produtor da SEGA culpa o 32X pelo fracasso comercial do Saturn
As razões por trás do fracasso do Sega Saturn nos dias em que o console disputou terreno com o PS1 e o N64 foram motivos de discussão ao longo dos anos, e agora Yosuke Okunari, produtor criativo da SEGA, compartilhou sua perspectiva sobre o assunto.
Em seu novo livro, conforme observado pelo Time Extension, Sega Hard Senki, Okunari, que desempenhou um papel fundamental nos esforços recentes da empresa para celebrar sua história, diz que um dos grandes responsáveis, senão o maior, pelo fracasso comercial do Saturn é o controverso 32X.
Originalmente concebido como uma maneira de manter o enorme mercado norte-americano do Sega Genesis (o nosso Mega Drive) vivo, o 32X, um dispositivo acoplável, prometia aumentar a potência do console, mas acabou sendo um fracasso comercial, levando a SEGA a interromper seu suporte rapidamente.
“Quando ficou evidente que o 32X era um fracasso, a Sega of America rapidamente encerrou o projeto e se concentrou no lançamento do Sega Saturn na América do Norte”, revela Okunari.
O 32X se mostrou uma aventura cara, não apenas em termos de recursos de desenvolvimento, mas também em relação ao hardware, conforme explicado por Okunari. “A Sega dedicou uma parte significativa de suas capacidades de desenvolvimento de jogos ao 32X (e uma parte considerável de seu estoque de hardware, já que o 32X compartilhava o mesmo chip que o Saturn) durante a temporada de vendas de fim de ano de 1994.”
Isso significou que a SEGA não conseguiu focar totalmente seus esforços em fazer do Saturn um sucesso de 32 bits, argumenta Okunari. “A empresa não conseguiu se concentrar o suficiente em sua principal aposta, o Saturn, e também falhou em proteger o Genesis na América do Norte. Embora o sucesso de Virtua Fighter pudesse ter dado uma grande vantagem ao Saturn no Japão, o console frequentemente enfrentava escassez de estoque durante seu primeiro ano devido à falta de peças. Além disso, a falta de outros títulos fortes impediu o Saturn de competir de igual para igual com o PlayStation. Enquanto isso, o Genesis não conseguiu manter o ritmo contra o SNES como costumava fazer no passado. O impacto desses fracassos foi significativo, e a SEGA nunca mais conseguiu superar seus rivais na América e na Europa.”
O Saturn vendeu apenas 9,26 milhões de unidades ao longo de sua vida útil, enquanto o PS1, que representou a estreia da Sony no mundo dos consoles, conseguiu um impressionante total de 102,49 milhões de unidades. No entanto, o fracasso do Saturn é comercial, e não criativo. Muitos jogos de qualidade saíram para o console, como os jogos de luta, que com o suporte de mais memória tinham desempenhos incríveis, além de games como Nights ou Panzer Dragoon.
Também vale muito a pena mencionar que a SEGA japonesa nunca olhou com bons olhos o 32X. Enquanto nos EUA, a SEGA de lá queria manter o seu Genesis por mais tempo no mercado, pois o console vendia bem, no Japão a situação não era das melhores, com o Saturn sendo enxergado como uma boa opção para retomar a dianteira, perdida pela Nintendo no final de vida do Super Nintendo, e ameaçada pela então novata Sony.
Como resultado desta queda de braço, a Sega of America bancou o 32X, que como dito não teve o sucesso esperado, e se viu “obrigada” a desapegar de sua galinha dos ovos de ouro, para trabalhar com o novo console, que se não foi lá um sucesso em vendas, foi ainda pior nos EUA, já que no Japão, ao menos, o console viveu dias um pouco melhores.
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord