Projeto busca contar a história dos clones de “Nintendinho” no Brasil
Nos anos 80 e 90, muitos tiveram o seu primeiro contato com videogames através de um clone de NES. Como todo gamer dos velhos tempos já sabe, no Brasil, não havia console oficial da Nintendo. Em seu lugar, e protegidos pela lei de Reserva de Mercado, existiam os clones, cópias do 8-bits da Nintendo, fabricadas por Gradiente, CCE e outros, que eram vendidos nas lojas do país.
E, para resgatar uma parte importante da história dos games no Brasil, um projeto está no Catarse. Trata-se do WarpZone Definitivo Clones. A mesma Warpzone que está produzindo o Essencial Resident Evil, e ofereceu outros especiais, como o de Street Fighter, e o de Master System. A iniciativa tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2021, e busca trazer nostalgia e informação entre Phantom Systems, Turbo Games e tantos outros clones.
De acordo com a página da campanha, o livro traz 200 páginas, com informações sobre a história dos famiclones no país, as empresas que desenvolveram e fabricaram consoles no país, os itens feitos para o nosso mercado, além de entrevistas e muitas histórias desconhecidas do grande público.
Este livro é uma parceria da WarpZone com o projeto CloNES, e virá com capa dura, acabamento de alta qualidade, e luva para guardar o livro com o tema que o participante da campanha escolher: Turbo Game ou Phantom System. No momento, o valor de contribuição mínimo que dá direito a um livro está no valor de R$ 129.
Um índice provisório foi apresentado, já com a promessa de mais itens a serem adicionados, que contém:
- O mercado nos anos 1980
- Antes dos clones de Nintendinho
- A lei de Reserva de Mercado
- Computadores e Videogames
- O caminho da ilegalidade
- Principais Empresas: Gradiente, Dynacom, CCE, Milmar, Chips do Brasil, etc.
- Lista de clones e modelos
- Lista de jogos
- A Chegada da Playtronic
- A Era Pós-Clones
- Clones de 16-Bit
- Propagandas de época
Para saber mais sobre a campanha, é só visitar a página do projeto no Catarse.