Projeto homebrew mostra como Resident Evil 2 rodaria em um Saturn
Como todos bem sabemos, Resident Evil 2 foi lançado para o primeiro PlayStation em 1998 e foi um grande sucesso. A Capcom até iniciou os esforços para fazer um port para o SEGA Saturn, o outro sistema de 32-bits da época, mas decidiu cancelar o game para focar esforços em um novo projeto, que seria o Code: Veronica, que saiu primeiro para o Dreamcast.
Uma das justificativas do cancelamento do port é a de que o Saturn, que tinha inferioridade técnica quando o assunto eram games em 3D, teria um desempenho muito inferior ao visto no console da Sony. Mas nunca tivemos algo de concreto sobre este port, o que nos deixou sempre imaginando como seria a versão do game no console da SEGA.
Para nos fazer enxergar como seria tal versão, um projeto homebrew nos apresenta uma versão de Resident Evil 2 para o Saturn. Mais de duas décadas após o lançamento, uma engine própria feita por Castorgroup, chamada de survival prototype engine, conseguiu adaptar o game do PlayStation para o Saturn.
Para ver um pouco do resultado, um vídeo nos mostra o início da jornada de Claire, quando ela precisa procurar abrigo enquanto foge dos zumbis nas ruas de Raccoon City. É possível ver a personagem pelas ruas caóticas da cidade, entrando na famosa Kendo’s Gun Shop, e indo até a quadra de basquete. A demo não tem som e pode ser vista abaixo:
O jogo foi executado no emulador Mednafen, e consegue ilustrar o que seria Resident Evil 2, caso fosse lançado para Saturn no final dos anos 90. É possível, claro, ver todas as limitações que o game teria no console da SEGA, assim como o primeiro game mostrou muito bem.
Existiu um port do Resident Evil original para Saturn, feito pela Nex Entertainment, e apesar de competente, as limitações de um console que havia sido desenvolvido para jogos em 2D (e foi adaptado às pressas para se adequar a nova realidade da indústria) deixaram o game com uma qualidade inferior ao visto no videogame da Sony.
Embora exclusivo de PlayStation no lançamento, Resident Evil 2 posteriormente recebeu um port para o Nintendo 64, chegando depois ao PC, Dreamcast e GameCube, até ganhar o aclamado remake, lançado em 2019, para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Castorgroup também esclareceu que o que foi visto no vídeo não é uma edição do jogo original e nem um port, tratando-se de uma engine criada por ele mesmo, para que o jogo pudesse ser executado dentro de um Saturn. O que significa que, em teoria, seria possível pegar o game como está, gravar em um CD e rodar em um console desbloqueado.
Mas Castorgroup, o responsável pela iniciativa, já deixou claro que, embora seguirá trabalhando no jogo “enquanto for divertido”, não tem interesse de fazer o jogo completo, dizendo que fazer o trabalho completo seria algo muito grande, o que não é de seu interesse.