Quais jogos de eSports são os mais jogados no Brasil?
O mercado de games anda bastante aquecido no Brasil nos últimos tempos. Não apenas com as vendas de jogos e consoles, mas também no quesito esportivo. Nos últimos anos tem surgido cada vez mais times e jogadores profissionais de jogos de computador de videogame. Esses são os novos esportistas do e gaming brasileiro.
Diferente dos jogadores de futebol, os gamers não costumam ter tatuagens nem penteados extravagantes. São jovens comuns que encontraram uma forma de ganhar dinheiro competindo com outros jogadores. Eles participam de diversos campeonatos e fazem parte de times que antes eram reservados para os astros do futebol, como Corinthians e Flamengo.
A indústria de eSport Brasil é a que mais cresce. Tudo começou com o CrossFire que, atualmente, movimenta milhões de reais e milhares de espectadores em todo território nacional em seus campeonatos. Além disso, as disputas de e gaming tem alavancado uma série de jogos. Confira a seguir os principais jogos de e sport jogados no Brasil.
Top eSport Brasil
Free Fire
No primeiro lugar da lista podemos colocar o Free Fire, um jogo para celular que consiste em partidas de até 50 pessoas que disputam a sobrevivência numa ilha na qual caem de paraquedas. Assim que o jogo se inicia, os jogadores precisam encontrar as melhores armas e equipamentos para sobreviver. Ao final, o jogador que sobreviver, ganha.
Esse jogo de tiro em primeira pessoa conquistou o coração dos brasileiros. Seja pela jogabilidade simplificada ou pelos movimentos emocionantes, o jogo se tornou presente em celulares de 9 em cada 10 adolescentes. O jogo, inclusive, virou tema de música com a participação do astro do rap, Mano Brown.
Muitos creditam o sucesso do Free Fire à popularização dos celulares no país. Diferente de outros games, em que o jogador precisa de um computador para disputar partidas competitivas, no Free Fire basta ter um celular para jogar. Essas e outras características fazem do Free Fire o jogo de eSport mais jogado no Brasil.
CS:GO
Um pouco atrás do Free Fire, o “vovô” Counter-Strike ainda faz muito sucesso em terras brasileiras. O jogo foi lançado há muito tempo, em meados de 1999 e acompanhou a popularização da internet. Inclusive, analistas creditam a disseminação das redes de internet pelo mundo também ao jogo da Valve. Isso porque, jovens de todo o mundo jogando suas partidas de “CS” em Lan Houses.
A funcionalidade do jogo é bem parecida com a brincadeira policial e ladrão. No CS dois times são formados, os Terroristas e os Contra-Terroristas (CTs). Os Terroristas, como também são chamados os vilões do game, precisam plantar a bomba e destruir o mapa. Já os CTs devem proteger o mapa, não deixando que a bomba exploda. O time que vencer mais rounds, ganha.
Depois de um tempo fora de moda, o CS voltou com tudo a partir da atualização Go. Hoje, é um jogo que une jovens e adultos em busca de partidas eletrizantes. Inclusive, muitos campeonatos acontecem rotineiramente, e o Brasil figura em um dos países com maior quantidade de jogadores de CS do mundo, além de contar com algumas das melhores equipes.
Dota 2
Precursor dos jogos de disputas estratégicas, o Dota 2 ainda hoje figura na lista dos jogos de eSport mais jogados no Brasil. O jogo se baseia em uma disputa de dois times. Cada um dos times defende uma base e o objetivo do outro time é destruir a torre Ancestral que fica localizada no centro do território de cada um dos times. O jogo é muito similar ao LOL (League of Legends), também bastante conhecido pelo público brasileiro.
Com auxílio de seres mágicos e criaturas mitológicas, os jogadores defendem e atacam seus oponentes em busca do objetivo. Muitos definem o Dota como o xadrez dos jogos digitais, um jogo complexo e para jogadores experientes. Para participar dos times e campeonatos, apenas os mais preparados são aceitos. Há, no entanto, quem declare que o Dota 2 é melhor que o League of Legends.
League of Legends
Semelhante ao Dota, porém, mais dinâmico e voltado para jogadores sem muita experiência em jogos do tipo tabuleiro, LoL, como é conhecido pelos fãs, também é um jogo muito jogado em terras brasileiras. Inclusive, os campeonatos de LoL são os mais assistidos no cenário de eSports, e o jogo movimenta milhares de fãs brasileiros.
O jogo, desenvolvido pela Riot, disponibiliza aos jogadores os chamados “campeões”. Cada campeão possui habilidades específicas e únicas. Eles devem proteger os Nexus (torres no jogo) e atacar os heróis do time adversário. Vale ainda destacar que no LoL cada campeão começa fraco e vai evoluindo suas habilidades conforme o jogador acumula ouro e experiência.
Rainbow Six Siege
Baseado em uma jogabilidade de estratégia, o Rainbow Six Siege é muito similar a jogos de tiro como Counter-Strike. Entretanto, cada jogador possui equipamentos próprios e habilidades específicas. Outro ponto interessante é que os equipamentos podem ser desenvolvidos e melhorados pelos jogadores. O jogo privilegia a comunicação em equipe e as melhores estratégias tendem a levar o time a vitória.
O R6, como é conhecido, também é um jogo queridinho pelos esportistas brasileiros. Além disso, vale destacar que os campeonatos organizados pela Ubisoft costumam contar com a presença de brasileiros, que chegam sempre às chaves finais. Inclusive, há um campeonato brasileiro de R6 e vários times patrocinados por empresas. Sem dúvidas, Rainbow Six é um dos jogos de eSport mais jogados no Brasil.
Fortnite
Similar ao Free Fire, o Fortnite é um jogo multijogador desenvolvido pela Epic Games e lançado em 2011. No jogo, os jogadores caem em uma ilha de paraquedas, precisam encontrar os melhores itens e disputar pela sobrevivência, enquanto uma bolha de magnetismo vai reduzindo o campo da disputa. A diferença para o Free Fire é que Fortnite se popularizou com jogadores de PC.
Call of Duty
Por fim, sucesso dos consoles, o jogo de tiro mais jogado no Brasil é o Call of Duty. O jogo segue o estilo multijogador e é muito similar ao Counter-Strike e Rainbow Six. Além disso, o “COD” já teve diversas atualizações e versões e atualmente o “Call of Duty: War Zone” tem ganhado cada vez mais os corações dos fãs brasileiros de eSports.