Quake 2 ganha nova vida com a tecnologia Ray Tracing
O Ray Tracing é uma das queridinhas do momento no universo do PC Gaming. Presentes na GeForce GTX, como na linha da Avell que conhecemos recentemente, a técnica veio do cinema e garante luz e sombra mais próximos à realidade nos games. E, nada como adicionar a tecnologia em um game antigo para ver, de fato, as diferenças que são possíveis, certo?
Pois foi o que fez Christoph Schied, um estudante Ph.D. no Karlsruhe Institute of Technology da Alemanha, e estagiário da Nvidia. Schied usou Quake 2, lançado em 1997, como exemplo para sua experiência.
Ele apresentou as imagens originais do jogo, e depois, para comparação, apresentou as imagens capturadas com os efeitos Ray Tracing ligados. Ele conseguiu unir todos os efeitos, incluindo sombras e reflexos, em um único algoritmo de Ray Tracing. O resultado, é um game que impressionava em 1997 ficando ainda mais incrível.
Schied explicou que seu grande problema na transformação eram o visual do game, cheios de ruído. Mas foi resolvido com uma solução que combina os múltiplos frames do jogo, em uma iniciativa semelhante ao que faz a Anti-Aliasing temporal.
O game ganhou nova vida. A Nvidia tem colocado o Ray Tracing em destaque em seus últimos anúncios, buscando ampliar a venda de mais placas gráficas. E elas serão necessárias para quem quer jogar Quake 2 com Ray Tracing e a 60 FPS. Pois para curtir o game com tal qualidade, é necessário um computador com configurações bem robustas.
Veja agora, o antes e depois de Quake 2, usando a tecnologia Ray Tracing:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois: