Quake para Saturn está sendo levado para o PC através de fãs
No ano passado, Quake chegou aos consoles da nova geração com uma versão remasterizada. Os donos de Xbox ainda contaram com a inclusão do game no Game Pass, além de, junto do game original, a versão de Nintendo 64 também ter sido adicionada. Mas uma versão em especial, que estava presa ao passado, agora também terá uma versão nova, porém feita pela comunidade.
Trata-se do port para SEGA Saturn, que foi o primeiro port de Quake para consoles, aliás. E ele tem um lugar especial no coração do fã do game, pois foi um jogo que precisou ser refeito do zero. Isso rendeu ao port um visual único e exclusivo, além de oferecer quatro níveis especiais que jamais saíram para outros sistemas.
A cabeça do projeto se chama Jaycie Erysden. Ela contou para o site PCGamesN que o game está sendo desenvolvido desde setembro de 2021, com um “gigantesco progresso”. Ela e sua equipe conseguiram portar “com sucesso” todos os níveis originais, com o uso do Blender e do FTEQW, engine dos jogos originais de PC.
A versão para PC do game terá todos os níveis, incluindo os quatro exclusivos. Terá todo o conteúdo, o que inclui até os Easter Eggs. Para Jaycie, o “port de Saturn de Quake é extremamente interessante, pois houve muita pressão para fazer o jogo a tempo”.
Além disso, ela garante que o trabalho do game merece ser lembrado sempre, por isso deve ser jogado em um hardware moderno, sem a necessidade da emulação. Disse também estar fazendo o melhor para terminar o port sem cortes e sem “liberdades poéticas”, querendo entregar a experiência mais próxima do game de Saturn.
Há até um código extra no game, que permite que o jogador abra mão do visual moderno, para jogar em resolução baixa e com os sprites das armas originais, tal qual era no Saturn. O port não tem data de lançamento, mas está previsto para “o quanto antes”. Para jogá-lo, é preciso ter uma cópia de Quake para PC, e encontrar o port no Slipseer, lar dos mods de Quake.