Que tal rodar o Windows 95 dentro de um Mega Drive?

30 de junho de 2022
Que tal rodar o Windows 95 dentro de um Mega Drive?

O Windows 95 é contemporâneo do Mega Drive. Quando o sistema operacional foi lançado, para revolucionar o mundo da informática, o console da SEGA já era um veterano, e preparava caminho para o seu sucessor, o Saturn. Mas, por razões óbvias, o console jamais teve qualquer ligação com o sistema da Microsoft, embora alguns games da SEGA foram lançadas para os computadores.

Com o SGDK, pacotes de ferramentas que tem permitido projetos de fãs bem interessantes, como o Street Chaves II ou o port inédito de Final Fight, uma outra iniciativa, bem curiosa, surgiu para a comunidade. Trata-se de uma ROM que simula o Windows 95 no Mega Drive. O “game” traz uma experiência semelhante ao uso do sistema operacional no console, porém obviamente adaptado para ser manuseado em um controle.

O próprio Mega Drive teve, em sua vida útil, uma tentativa por parte da SEGA (e de parceiras como a brasileira Tec Toy) de transformá-lo em uma espécie de computador de baixo custo. No Brasil, por exemplo, o console era mais barato do que um computador, o que fazia com que produtos como o Mega Net, que trazia serviços como notícias, e-mail e até jogos online, ou o TeleBradesco, que oferecia os serviços do banco no videogame, fossem oferecidos. Isso tudo com um teclado que facilitaria a navegação.

Já o “Win95” do Mega se chama, na verdade, mikeyeldey95, uma brincadeira com o nome do criador do projeto. E a experiência é bem interessante, pois o jogo tem tela de boot, login, menu Iniciar (acessado com o botão Start), e até alguns aplicativos como um navegador com sites que simula o geocities ou mesmo o clássico site de Space Jam dos anos 90, ou o e-mail, que traz e-mails fantasiosos para simular a leitura dos mesmos.

Tem um player de música com algumas faixas simples, a possibilidade de mudar o papel de parede e até jogos simples, como o 3D Maze ou o Ambulance. Para curtir o Windows 95 no Mega Drive, basta baixar a ROM no site do projeto, e usá-la em um emulador, em um console retrô atual, ou para uma melhor experiência, se possível, no próprio videogame, com um cartucho Everdrive.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais