Realidade ou ficção: TVs inteligentes vão dar fim aos consoles?

20 de setembro de 2011

Realidade ou ficção: TVs inteligentes vão dar fim aos consoles?

Embora o Brasil quase nunca esteja na vanguarda das novas tecnologias, os televisores com conexão à internet aos poucos estão se popularizando por aqui. Lançados no mercado brasileiro em 2009, estes televisores conectados tiveram 700 mil unidades vendidas no país no ano passado. Os especialistas acreditam que com a popularização destes aparelhos, os consoles de videogame tradicionais irão cair em desuso. Você acredita nisso?

O assunto foi tema do debate “TV: a nova tela conectada”, realizado pela Editora Abril. Representantes de grandes empresas de tecnologia falaram sobre o assunto, e se mostraram confiantes que a popularização destes equipamentos vai acabar com os consoles de videogame.

Milton Neto, um representante da empresa LG, acredita que “Algum dia, todos os televisores serão como consoles de videogame”. Apesar do otimismo da indústria, aqui no Brasil o cenário é meio lento: quase metade das pessoas que possui uma TV conectada em casa sequer faz uso deste recurso.

“Das 700 mil pessoas que compraram no ano passado, talvez 400 mil sequer usem recursos que dependem da internet”, diz Rafael Cintra, gerente de produto da Samsung. Por quê isso acontece? Milton Neto acredita que “as pessoas adotam mais facilmente aplicativos que já conhecem em outra plataforma”. Ou seja, como os televisores conectados possuem sua própria interface – e nem todas oferecem acesso fácil à Facebook, Google e Youtube – as pessas acabam deixando de lado o recurso online.

Outros fatores, como a lentidão da internet brasileira (o que prejudica a locação de filmes por streaming) e o desconforto de digitar muita coisa pelos controles remotos, contribuem para o desinteresse do público brasileiro. Será que os games não poderiam aumentar o interesse do público nestes recursos?

Aparelhos como o OnLive, que utiliza a tecnologia de games por streaming, ainda estão engatinhando mesmo lá fora, mas se as TVs já tivessem um recurso com este embutido, a indústria de consoles normais poderia sofrer um choque e tanto. Afinal, quem vai gastar 300 dólares em um console quando pode gastar 500 em uma TV que conta com cópias digitais de todos os principais lançamentos?

http://youtu.be/FRkV4EKmR0s

Marcelo Zuffo, professor da USP, acredita que o 3D será outro grande diferencial: “logo, todos os televisores serão ‘3D ready’, como agora são ‘HD ready’. Ainda não há processadores potentes o bastante para exibir gráficos 3D em full HD numa tela tão grande. Mas eles virão em 2012 ou 2013. É muito fácil incorporar suporte a 3D a esses aparelhos”.

E aí, você acha que os televisores inteligentes são o futuro dos games, ou isso é um devaneio da indústria? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

(Via: Exame)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais