Wii U, PS4 e Xbox 720: O que nos reserva a próxima geração de consoles?

5 de abril de 2012

Wii U, PS4 e Xbox 720: O que nos reserva a próxima geração de consoles?

Nos últimos meses, sites e revistas de games de todo o mundo foram bombardeados por rumores sobre a próxima geração de videogames. É Playstation 4 (ou Orbis) pra cá, Xbox 720 (ou Durango) pra lá, todo mundo andou especulando sobre os próximos projetos da Sony e Microsoft. O que será que o futuro reserva para nós, gamers?

Alguns destes boatos são deveras preocupantes: consoles sem retrocompatibilidade com a atual geração, consoles com travas anti-jogos usados, consoles que exigirão conexão permanente com a internet para funcionar.

Outros boatos levam as coisas para um lado mais moderno: o Steam e seu console voltado para jogos comercializados digitalmente, ou o novo Xbox sem gaveta para discos, somente conteúdo digital.

As próprias empresas já se manifestaram oficialmente, e afirmaram que não devem anunciar nada de novo este ano. Com exceção da Nintendo, é claro, que já anunciou seu Wii U no ano passado, e deve colocá-lo nas prateleiras até o final do ano.

Os rumores sobre o Wii U também não são muito animadores. Fontes anônimas dizem que o hardware do console é fraco, e em termos técnicos, ele nem consegue superar os concorrentes atuais. O tal controle tablet é caro e, para baratear o conjunto, a Nintendo estaria cortando custos no aparelho em si.

Mas, independente do Wii U, que já é quase uma realidade, sejamos sinceros: será que realmente já é hora de um Playstation 4 ou um Xbox 720?

Pegue os jogos exclusivos como Gears of War e Uncharted: ambos surpreenderam o mundo com seus ótimos gráficos e jogabilidade desde o primeiro jogo. Aí saiu o segundo jogo e ficou ainda melhor e, no ano passado, o terceiro episódio destas séries alcançou novos níveis de qualidade técnica.

Por isso, é de se pensar que, se um Gears of War 4 ou Uncharted 4 saísse para a atual geração, eles seriam ainda melhores e mais bonitos que seus antecessores. As empresas sempre conseguem fazer uma “mágica” e levar o hardware – que pensávamos já ter chegado ao limite – um pouco mais longe.

Isso que nem entramos no mérito do Kinect e do PS Move, aparelhos que mal completaram um ano e ainda têm muito a oferecer.

O que você acha sobre isso? O Playstation 4 e o Xbox 720 ainda podem esperar mais um tempo? A atual geração ainda tem lenha para queimar por mais quanto tempo? Como deve ser o sistema de comercialização de jogos do futuro?

 

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais