Resident Evil completa 16 anos, relembre o melhor da série!
Spin Offs
Como a trama de Resident Evil é muito longa e repleta de detalhes obscuros, a Capcom se viu obrigada a produzir jogos fora da cronologia numérica que expandem os fatos principais, abordando temas que ficaram mal resolvidos na história principal, ou simplesmente fazem uma nova visita à cenários já conhecidos da série. Os fãs mais afoitos devem saber exatamente qual é a ordem dos fatos, mas com tanto Resident Evil “sem número” que foi lançado, os que pegaram o bonde andando podem ficar bem perdidos.
Entre os spin offs mais antigos, destacam-se os games Resident Evil: Code Veronica, Resident Evil: Outbreak e Resident Evil 0. O Nintendo Wii também recebeu alguns jogos – na forma de shooters on rails – que em breve serão relançados em alta definição no Playstation 3. Além destes, este ano a série ganhou mais dois spin offs…
Resident Evil: Revelations
Resident Evil Revelations é quase um retorno ao gênero survival horror, e coloca os veteranos Jill Valentine e Chris Redfield em um navio, para desvendarem um terrível incidente biológico que envolve uma nova versão do temível T-Virus. Novos personagens e novas ameaças, concedem identidade ao game, que é um dos melhores e mais bonitos jogos do Nintendo 3DS.
Resident Evil: Revelations é um grande jogo, e consegue resgatar com sucesso aquele frio na espinha que os primeiros jogos da série causavam. Uma pena que o jogo seja exclusivo para o Nintendo 3DS, o que impede muita gente de experimentá-lo. Você pode conferir nosso review completo sobre o game na edição 32 da revista Arkade.
Resident Evil: Operation Raccoon City
Resident Evil: Operation Raccoon City segue um caminho um pouco mais polêmico, pois revisita acontecimentos dos dois primeiros (e adorados) jogos da série para mostrar o outro lado da história: no comando de um grupo de segurança da Umbrella que tem como objetivo limpar a barra da empresa. Para isso, você deverá caçar Leon, Claire, e outros personagens que testemunharam a participaçào da empresa na tragédia que destruiu Raccoon City.
Resident Evil: Operation Raccoon City traz de volta os zumbis e outros personagens clássicos (Nemesis, lickers), mas é um jogo totalmente focado na ação, um shooter em terceira pessoa baseado em classes de personagens. Na próxima edição da Arkade, você confere a nossa análise completa do game.
Cinema
A franquia Resident Evil também foi adaptada aos cinemas, em uma série de filmes que começou em 2002 e não é vista com bons olhos pelos fãs do game, dado o total descaso com a trama original. Personagens e menções são feitas, mas o grosso da história segue rumos totalmente diferentes dos jogos, com cenas de ação exageradas, corridas pelas paredes e muitas explosões.
Apesar disso, os filmes devem estar dando dinheiro, pois um quinto filme da série já está confirmado. Confira abaixo o trailer de Resident Evil: Retribution, que será lançado no segundo semestre deste ano:
Para ninguém pensar que todos os filmes de Resident Evil não são fiéis à série, vale lembrar que a Capcom japonesa produziu em parceria com a Sony Pictures um ótimo longa em computação gráfica, intitulado Resident Evil: Degeneration. A trama continua os acontecimentos da série original, e acompanha os velhos parceiros Leon S. Kennedy e Claire Redfield em uma nova missão para encontrar os responsáveis pela disseminação de uma nova leva do T-Virus nos Estados Unidos.
Uma sequência, Resident Evil: Damnation, deve sair ainda este ano, confira o trailer abaixo:
E com isso, nós encerramos esta homenagem à uma das maiores franquias de games todos os tempos. Que a Capcom consiga manter a franquia Resident Evil forte por muito tempo, para que novas gerações de gamers possam experimentar a indescritível sensação de pânico que só mesmo um zumbi mordendo nosso pescoço pode propiciar. Isso se os zumbis voltarem a série, claro.
E você, quais são as boas (ou más) lembranças que a série Resident Evil deixou na sua memória?
Este post foi originalmente utilizado para celebrar os 15 anos da franquia, em 2011, mas foi devidamente atualizado com os novos jogos que foram lançados e/ou anunciados de lá para cá.
Esta matéria possui mais páginas: 1 2