RetroArkade – BurgerTime e a divertida missão de preparar hambúrgueres
No mundo dos games, geralmente assumimos o papel de algum herói, soldado, exploradora, ou pessoas em missões bem importantes, que geralmente tem a ver com “salvar o mundo”. Mas tem lugar pra todo mundo neste universo, e isso inclui fazer hambúrguer. Em uma época na qual o mundo dos games era mais aberta a criatividade, a Data East criou um game em 1982, para arcades, cujo único objetivo era bancar um chef e preparar vários lanches.
O game, que segue o jeitão Donkey Kong de arcade de ser, coloca o simpático Peter Peeper na missão de fazer os lanches, enquanto despeja os ingredientes e foge das comidas “revoltadas” no cenário, nos moldes de Pac-Man. Como todo jogo da época, o gameplay é baseado em oferecer o mesmo gameplay, mas com mais desafios conforme o jogador avança.
Você joga em uma fase repleta de escadas e plataformas, com os ingredientes para se fazer os hambúrgueres: pão, carne e alface. Andar por cima deles faz com que os ingredientes caiam para o nível inferior, repetindo a dose até que eles cheguem ao nível mais baixo, a bandeja, na qual o lanche estará, de fato, pronto. Montando todos os lanches da tela, a fase é concluída.
Funcionando como os “fantasmas de Pac-Man“, temos as comidas que o perseguem: o Sr. Cachorro-Quente, o Sr. Pepino e o Sr. Ovo. Jogar uma camada do lanche sobre eles, os esmagam, além da possibilidade de colocá-los também no hambúrguer. Ao jogador ainda é oferecido uma “arma” que é a pimenta que paralisa temporariamente o inimigo. Para “recarregar”, há comidas, também nos moldes de Pac-Man, que aparecem vez ou outra no cenário.
São seis níveis, de dificuldade crescente. O layout fica mais complexo para Peter se locomover, e há mais inimigos. Com o sexto nível completo, o ciclo se reinicia, funcionando como a maioria dos games da época: sem um final, onde o que prevalece é a disputa por pontos. Eram dias que os melhores jogadores eram os que possuíam suas iniciais entre os maiores pontuadores das máquinas.
Com o sucesso dos arcades, foi natural que o game chegasse aos consoles. A primeira empresa a mostrar interesse foi a Mattel, que na época fabricava o Intellivision. O primeiro Port de BurgerTime foi para lá. Depois o game ganhou versões para Atari 2600, IBM PC, Apple II e Aquarius, um computador caseiro, também fabricado pela Mattel. A empresa ainda faria o port para ColecoVision.
Enquanto isso, a Data East produziu mais versões, para o computador TI-99/4A da Texas Instruments, e ports que serviram para popularizar ainda mais o game, pois em 1985 chegaria ao Famicom, em 1986 ao MSX e, em 1987, ao já extremamente popular NES. Ganharia uma atualização que é considerada por alguns como a melhor da série: o BurgerTime Deluxe, que chegou ao Game Boy, em 1991. Que ganharia uma versão colorida, anos depois, com a licença dos Flintstones, com BurgerTime in Bedrock.
O game ainda ganhou uma variedade de sequências e spin-offs. Peter Pepper’s Ice Cream Factory, de 1984, e Super BurgerTime, de 1990, não foram games amplamente divulgados, mas traziam algumas novidades. O game de 1990, por exemplo, permitia o multiplayer cooperativo, com dois jogadores.
O game teria uma sequência, PizzaTime, mas o Crash dos videogames de 1983 impossibilitou o projeto. Mas com a Mattel tendo os direitos do game em seu ecossistema, e após a compra da divisão de eletrônicos da empresa pela INTV Corp., chegou Diner, uma continuação exclusiva para Intellivision. Neste game, Peter Peeper chuta as bolas de comida para rolarem na plataforma, até terminarem em um grande prato, evitando os inimigos.
O game ainda ganharia relançamentos e atualizações. Em 2007, foi a Namco que trouxe o game de volta com BurgerTime Delight, que além do original de arcade, ainda trazia oito novos níveis, com a soma de gelo e fogo, e uma arma nova: o saleiro que, quando coletado, atordoa todos os inimigos. Enquanto o Xbox Live Arcade, PlayStation Network e WiiWare ganharam BurgerTime World Tour, uma atualização em 3D. E ainda, em 2019, foi a vez do Nintendo Switch ganhar uma versão, chamada de BurgerTime Party!, com novos modos e fases redesenhadas.