RetroArkade – Karate Champ, o “pai” de Street Fighter e os demais games de luta
Um cara de kimono branco lutando contra um cara de kimono vermelho em perspectiva lateral em um torneio de artes marciais? Street Fighter? Desta vez, não. Hoje, vamos voltar três anos antes do primeiro game de luta da Capcom, e sete anos antes do fenômeno que foi o segundo game.
Vamos falar de um game mais simples, que não conta com o mesmo status de revolucionário dos World Warriors, mas que serviu para popularizar um estilo de videogame de sucesso, que, mesmo com seus altos e baixos, segue firme e forte, até hoje.
Um Street Fighter, anos antes de Street Fighter
Nos anos 80, era “legal” praticar artes marciais. Bruce Lee, mesmo já falecido, mantinha um grupo de fãs fieis com seus filmes. Chuck Norris já fazia sucesso com seus filmes de ação, com lutas entre os tiroteios. E Karate Kid havia se tornado um tremendo de um sucesso. Como o mundo dos videogames, desde o início, gosta de retratar realidades, um game de karatê não demoraria muito.
E foi isso que a Technōs Japan, junto com a Data East, fez. Com o nome japonês de Karate Dō, o game consistia em um torneio tradicional de karatê da época. Com juiz e os outros lutadores participantes assistindo aos confrontos. O formato que ficou popular na história de Daniel Larusso, em sua luta contra os Cobras.
Mas no geral, é tudo o qual estamos acostumados, mas que, para a época, era novidade: um game de luta individual, com dois oponentes frente a frente, rounds, tempo para o combate, e alguma variedade de movimentos com direcional e botões de ação. No início, o game era single player, mas alguns meses depois, uma nova versão introduziu o “contra” entre dois jogadores, e mais variação no gameplay. Esta foi a versão utilizada nos ports, posteriores, para outros consoles.
Karate Champ x Street Fighter x Fighters History
Embora o subtítulo dê a entender que se trata de um crossover, no caso a batalha foi no tribunal. Não com o Karate Champ em si, mas ele foi uma das “armas” do processo. Tudo começou em 1993, quando os arcades (e depois, o Super Nintendo) receberam Fighters History. O game de luta da Data East foi considerado muito parecido com Street Fighter 2. A Capcom também percebeu isso e assim, acionou a Justiça.
A Capcom alegava que Fighters Story tinha muitas semelhanças ao game da Data East. Reclamou da tela de seleção, da tela de continue, do perfil dos lutadores e até da barra de energia, que é amarela e vai ficando vermelho de acordo com os golpes que o lutador leva. A defesa da Data East foi simples: eles alegaram que foi a Capcom que “copiou” o seu game, já que Karate Champ quem instituiu muitas mecânicas utilizadas no primeiro Street Fighter.
Alegou também que os lutadores de seu game, três anos antes, usavam kimonos vermelho e branco, algo muito semelhante ao que Ken e Ryu utilizam. As partes foram ouvidas, mas, em 1994, a justiça deu ganho de causa para a Data East, afirmando que, embora existia fortes indícios de que “o game copiava o sucesso de Street Fighter“, incluindo um “clone de Chun-Li“, a personagem “Feilin“, além dos golpes especiais, os elementos copiados não eram, necessariamente, infrações de direitos autorais. A justiça, assim, entendeu que o que teria sido “copiado”, eram apenas cenas sem proteção de copyright, decidindo a favor da Data East.
O legado de Karate Champ
Se você gosta de games de luta, como Street Fighter, Mortal Kombat, The King of Fighters, Tekken, e tantos outros, deveria agradecer a Karate Champ. O game praticamente incluiu todos os elementos que se tornaram padrão no gênero. Além do que já foi mencionado, o jogo ainda incluiu o sistema de defesa colocando pra trás, tão útil nos dias de hoje.
Praticamente todos os games tiveram, no passado, um pioneiro. Aquele que lançou uma ideia nova, e que foi sendo atualizado e recebendo novidades. De Karate Champ, jogos de boxe, como Punch Out!, herdaram alguns elementos. Enquanto isso, em 1987, o primeiro Street Fighter teria muitos de seus elementos utilizados. Que seriam evoluídos ainda mais no segundo game, que levou os World Warriors ao status de revolucionários.
Neste tempo, a SNK começava a apostar no gênero e Mortal Kombat levou a luta a um outro patamar, com sua violência. Com o 3D trazendo, nos mesmos anos 90, títulos como Virtua Fighter e Tekken. São muitos os games que fazem, até hoje, a cabeça do fã de luta, em seus títulos e até torneios, como o EVO. Os quais tiveram o seu chute inicial através de Karate Champ. Um game que queria apenas reproduzir um torneio de karatê, mas que se tornou em uma referência para todo um gênero.