RetroArkade: 35 anos do Konami Code, o “cheat” mais famoso do mundo dos games
Hoje, 25 de abril, o cheat code mais famoso do mundo completa 35 anos: a sequência ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B, A, Start — que posteriormente ficou conhecida como Konami Code — apareceu pela primeira vez um jogo da Konami em 25 de abril de 1986!
Origem justificada
A primeira aparição oficial do Konami Code foi no jogo Gradius, que era um título de arcade, mas recebeu uma conversão para Famicom (Nintendinho) nesta data, em 1986.
O código foi criado por Kazuhisha Hashimoto, programador que estava trabalhando no port do jogo para o console doméstico. E adivinha porque ele resolveu inserir o macete no jogo? Pois é, ele estava tendo problemas com a dificuldade do game!
Hashimoto estava testando o jogo em busca de bugs e erros. Porém, ele não estava conseguindo testar o game até o final, simplesmente porque ele era muito difícil.
Como tinha acesso ao código-fonte do game, ele resolveu acrescentar uma linha extra ao código, que reconhecia uma sequência específica de comandos para dar ao jogador diversos power ups que tornariam sua vida mais fácil. A sequência de botões não foi escolhida ao acaso: “Como eu seria o único a utilizá-lo, queria ter certeza de que seria fácil de memorizar”, contou Hashimoto em uma entrevista realizada há quase 10 anos.
Normalmente esse tipo de conteúdo seria eliminado da versão final do jogo, afinal, é uma “ferramenta” criada para uso do programador. Porém, nesse caso, o código continuou presente no game, tornando-se um dos primeiros (e mais memoráveis) cheat codes dos videogames!
Kazuhisha Hashimoto morreu no ano passado, aos 61 anos. Embora ele tenha trabalhado em jogos icônicos como Gradius e Snatcher, sem dúvida o maior legado de sua carreira acabou sendo o Konami Code!
Contra Code
Dois anos depois de Gradius, em 1988, o Konami Code ficaria ainda mais popular graças ao lançamento de Contra, para o NES. Todo mundo sabe que Contra é um jogo extremamente casca grossa, e o número bastante limitado de vidas tornava a missão de zerar o jogo praticamente impossível.
Felizmente, ao utilizar o Konami Code, o jogador ganhava um total de 30 vidas, o que facilitava (um pouco) sua missão de combate aos monstros alienígenas. O sucesso de Contra é tão grande que muita gente conheceu o Konami Code como “Contra Code” por conta dele.
Legado nos videogames
A Konami comprou a brincadeira, e apostou para valer no Konami Code ao longo do tempo, inserindo o código para liberar cheats ou segredos em praticamente todas as suas grandes propriedades intelectuais.
Nas últimas décadas, grandes franquias como Castlevania, Metal Gear Solid, Dance Dance Revolution, Silent Hill, Frogger e International Super Star Soccer aceitaram o Konami Code. Em alguns casos, o código liberava apenas algum easter egg, mas na maioria das vezes, ele era realmente um cheat, que liberava mais vidas, recuperava a energia ou dava acesso a novos níveis de dificuldade.
O Konami Code acabou tornando-se um dos códigos mais famosos do mundo dos games, sendo referenciado até mesmo em jogos de outras produtoras. Bioshock, GTA, Rocket League, League of Legends, Just Cause, Ratchet & Clank e até mesmo Fortnite já referenciaram o Konami Code de alguma maneira.
Legado além dos games
A fama do Konami Code ultrapassou os videogames: o código tornou-se parte da cultura pop, e já foi referenciado em filmes e livros, já foi easter egg em diversos sites e programas famosos. Gigantes como Netflix e Google já usaram o Konami Code para ativar menus ou piadinhas.
O Konami Code é referenciado no filme Detona Ralph e no livro Jogador Número 1. Ele ativava uma página secreta no site do Banco do Canadá, abre uma aba extra de configuraçoes no painel da Twitch e enche o site do Overwatch de “figurinhas” da D.Va.
Até assistentes virtuais moderninhas, como Siri e Alexa, respondem ao Konami Code com alguma piadinha ou referência! Para celebrar os 35 anos do Konami Code, a própria Konami criou uma playlist estilo “lofi hip hop for chill/study/relaxing”, com releituras de temas de alguns de seus maiores clássicos assinadas pelo beat-maker japonês DJ No.2. Aumenta o volume e clica no play:
Parabéns ao Konami Code, que mesmo 35 anos após seu “lançamento”, segue marcando presença no mundo dos games e na cultura pop em geral! Diz aí: em qual jogo você teve a sua primeira experiência com o Konami Code?
(VCG)