Review – Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers (PC)

22 de junho de 2010

Review - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers (PC)

Magic: The Gathering é, possivelmente, o maior trading card game que existe. Um ícone da cultura nerd desde 1993, quando foi inventado por Richard Garfield, MTG recebeu diversas versões digitais no decorrer dos anos. O mais recente deles é Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers, que ganhou uma versão para PC na semana passada.

A primeira coisa que qualquer pessoa que tenha tido um contato mínimo com MTG nota é que Duels of the Planeswalkers é bastante simplificado perto do jogo de cartas real. Isto foi feito para novos jogadores poderem conhecer o jogo e se divertirem tanto quanto jogadores mais experiente, além de tornar tudo bem mais dinâmico.

Ao contrário da vida real, o game traz apenas um número limitado de decks e de cartas, sendo que o jogador pode apenas adicionar cartas e não retirar as “cartas-base” que fazem parte dos decks. Para novatos, isto não deve ser um problema, mas sem dúvidas é algo que tira um pouco do charme de MTG para os veteranos.

Review - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers (PC)

O grande atrativo de DotP é, sem dúvidas, o gameplay fácil e acessível. Mesmo quem não tem familiaridade com o jogo logo se vê perdendo horas e mais horas com Dragões de Shiva, Anjos Serra, Vampiros de Sengir e muitos outras criaturas, mágicas instantâneas e encantamentos.

Os modos de jogo são clássicos: campanha single-player e cooperativa, multiplayer local e multiplayer online. É na campanha que o jogador libera novos decks e cartas. Cada baralho tem um total de 20 cartas extras que podem ser liberadas, o que faz com que o jogador tenha que jogar todas as 16 batalhas com cada deck para liberar os novos cards.

Review - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers (PC)

O multiplayer também é bastante divertido, principalmente quando jogado em 4 pessoas, seja todos contra todos ou “Two-Headed Giant” (onde os jogadores jogam em dupla e somam seus pontos de vida). O único problema no online é que o matchmaking limita você a jogar apenas com quem for da sua região. Se sua conta da Steam diz que você é da América do Sul, você só pode jogar com quem é da América do Sul – e assim em diante.

O cooperativo, no entanto, deixa a desejar. Não que ele não seja divertido, mas não existe a possibilidade de se jogar online, apenas local (uma verdadeira decepção, já que as empresas haviam anunciado cooperativo online). Fica expresso aqui o nosso desejo que um eventual patch corrija isso e os crashes, bastante comuns independente da máquina em que jogamos.

Review - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers (PC)

Além dos modos normais, Duels of the Planeswalkers conta com um extenso e por vezes monótono tutorial. A Wizards of the Coast e a Stainless Games foram mais longe ainda e colocaram a possibilidade de mentorar jogadores mais novos – um veterano joga com um novato podendo ver a mão dele, ensinando coisas e dando dicas. O game ainda dá “dicas” o tempo todo – a sorte é que elas podem ser desativadas.

Os gráficos do jogo até que são bonitos apesar de simples. Se você espera animações elaboradas, cheias de cores e luzes, sinto lhe informar, mas DotP não irá lhe satisfazer. Os cenários são bem feitos, as cartas estão todas em resolução bastante alta (o que facilita para vê-las) e os menus são fáceis de usar.

Review - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers (PC)

Duels of the Planeswalkers já conta com uma expansão para PC, chamada Duel the Dragon e lançada junto com o game, que adiciona 3 novos decks e 6 novas batalhas na campanha. Não se sabe quando a segunda expansão, já disponível na XBLA, sairá para PC.

Num geral, Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers peca por ainda ter diversas falhas, como os crashes inesperados e a ausência do cooperativo online. Mesmo assim, é um dos jogos mais viciantes e difíceis de largar dos últimos tempos. Se você gosta de Magic, não deixe de conferir este game.

Nota: 8,0

Comente nas redes sociais