Sabia que quase houve um RPG no universo de Aliens? Conheça Alien: Crucible

17 de abril de 2019

Sabia que quase houve um RPG no universo de Aliens? Conheça Alien: Crucible

Lá em 2010, quando a Obsidian, que atualmente está produzindo o RPG espacial retro-futurista The Outer Worlds, estava trabalhando no game Alpha Protocol, um segundo game estava sendo criado dentro de seus estúdios, tratava-se de Alien: Crucible, um RPG ambientado no universo dos terríveis Xenomorfos!

Lá em 2011 imagens conceituais do game começaram a vazar, mostrando que o game apresentaria muitas variações novas de Xenomorfos. Mas agora, mais detalhes do game, de sua produção e até um vídeo de gameplay de seu protótipo foram relevados! Mas antes de partirmos para mais detalhes, aqui vai a ideia central do game, segundo a Obsidian, o game será como Mass Effect, mas mais assustador.

Com isso, confira agora 18 minutos de gameplay do protótipo do game, que já deixa bem claro sua inspiração em Mass Effect:

https://youtu.be/gFweTxF1IWw

O enredo do game curiosamente era muito parecido com o do filme Prometheus, o prequel da franquia Alien (que curiosamente começou a ser produzido em meados de 2010). O game exploraria um planeta abandonado pelos Engenheiros, a raça alienígena responsável pela criação dos Xenomorfos (bem como da vida em diversos outros planetas, como a Terra). O planeta estaria em ruínas e instável, e os protagonistas encontrariam uma antiga base de pesquisas, recheada de Xenomorfos dos mais diferentes tipos. Os objetivos do game seriam sobreviver e encontrar o recursos necessários para fugir.

Basicamente o game seria um Mass Effect bem mais aterrorizante, em que o jogador nunca estaria seguro. O jogador seria acompanhado por dois personagens controlados por IA, que receberiam ordens durante combates, assim como em Mass Effect. O game seria recheado de Xenomorfos inimigos, e não haveria momento para descanso. O objetivo era causar medo profundo nos jogadores, e uma das formas de fazer isso era tornar os Aliens imprevisíveis. Eles poderiam atacar a qualquer momento, inclusive durante diálogos. A ideia era criar uma atmosfera de tensão ininterrupta, pois não haveria nenhum momento realmente seguro.

O game está com seu desenvolvimento fluindo rápido, mas a Sega, que detém os direitos da franquia nos videogames, não gostou da ideia e pôs um fim em sua produção. Segundo Chris Avellone, escritor da Obsidian” Foi muito triste ver Aliens: Crucible ser cancelado, mas eu não culpo a Sega por isso. Ele seria como – essa será uma comparação bem grosseira – basicamente Mass Effect mas mais aterrorizante. Nós queríamos fazer isso. Mas naquele ponto a Sega, eu acho, estava… as relações publicadora/gerenciamento chegaram num ponto em que eles já estavam cansados de lidar com a Obsidian. Todos que trabalharam em Aliens: Crucible estavam muito empolgados com ele [o jogo]. Ele estava se moldando em um game muito bom. O protótipo era mito legal. Mas aí a Sega ficou tipo ‘não!'”

Apesar do comentário não fornecer muitos detalhes sobre a real razão do cancelamento, podemos especular que seja justamente pela semelhança com Mass Effect, o que sem dúvida seria o aspecto mais mencionado sobre o game (positiva ou negativamente, talvez) se o game tivesse sido lançado. O que é realmente uma pena, pois parecia um pum game muito promissor.

(Via: VG24/7)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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