Salão do Automóvel 2018: Com tapete especial para cadeirantes, Ford traz várias tecnologias úteis
Nem só de potência e velocidade vivem os carros. A tecnologia também serve para melhorar o dia das pessoas, e a Ford levou para o Salão do Automóvel 2018 algumas boas iniciativas neste sentido. Focada em melhorar a cada dia mais a conectividade e o bem-estar, conhecemos algumas destas novidades.
Como o tapete especial para cadeirantes. Ainda um protótipo, o tapete fica no porta-malas do EcoSport, o modelo escolhido para os primeiros testes. Ao ser retirado do porta-malas, ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas. E pode ser utilizado sempre que o portador precisar passar por guias e desníveis.
Feito com alumínio aeronáutico e revestido com EVA, ele é bem leve, mas aguenta até 250 kg. Ainda acompanha sensores e um microprocessador que se conecta via bluetooth ao smartphone do seu proprietário. Assim, dados são enviados para a criação de um banco de dados, que mapeará os pontos principais das cidades que necessitam de acessibilidade.
Este tapete, apesar de ainda ser um protótipo, se une a outro dispositivo conhecido na Ford: o Boné Alerta. Desenvolvido pela agência GBT, a mesma que também está trabalhando no tapete, o boné envia alertas para o caminhoneiro quando ele percebe que é necessário fazer uma pausa na direção. Para, assim, evitar que ele durma ao volante.
Pneu que roda sem pressão e Fusion Energi
Outra novidade tecnológica apresentada é o EcoSport sem estepe. Apresentado como protótipo, o veículo não conta com o seu famoso estepe na traseira, mas por uma razão interessante. É que ele é equipado com uma tecnologia que permite que o pneu consiga rodar, mesmo com pressão zero, em até 80 km, desde que ande em até 80 km/h.
Este pneu, que já está disponível em automóveis mais luxuosos, conta com laterais de paredes reforçadas. Que, assim, consegue suportar o peso do carro mesmo vazio. Com isso, o estepe se torna dispensável. Pois, ao furar o pneu, ainda é possível guiá-lo até uma borracharia, ou algum local para deixá-lo em segurança.
E, seguindo a tendência dos veículos elétricos ou híbridos, também fomos apresentados ao Fusion Energi. O automóvel tem motor elétrico e a gasolina, que combinados, chegam a 190 cv. E conta com o CoPiloto 360, um kit que traz assistência autônoma de frenagem, monitora pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, alerta permanências em faixa, câmera de ré e farol alto automático.
Territory e F-150 Raptor: os monstros do Salão
A Ford ainda aproveitou seu espaço para apresentar dois de seus monstros. O F-150 Raptor conta com carroceria de liga de alumínio militar com alta resistência. E também é equipado com motor V6 3.5 de 450 cv. É 4×4, e conta com o Trail Control, que funciona como um controle de cruzeiro, mas para direção off-road.
Além disso, ele conta com um motor que se desliga sozinho, quando em ponto morto, para economia de combustível. Ele lembra muito o Range Raptor, desenvolvido pela Ford Performance que foi anunciado na Gamescom 2018. E que, por enquanto, só é possível guiá-lo em Forza Horizon 4.
Já o Territory é a nova aposta da montadora para SUVs médias. A iniciativa aqui é a de unir conforto com desempenho. E o conforto é oferecido através do CoPiloto 360, o mesmo do Fusion Energi. Também conta com duas telas de toque, uma delas de 10,25″. E ainda conta com reconhecimento de voz, que permite comandar teto solar, janelas, climatização, e entretenimento.
E, claro, no Salão era possível ver de perto o Mustang. O lendário carro, que foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel 2016, seguiu chamando atenção pelo seu design único, e, através de brincadeiras no estande, era possível juntar pontos para acelerar o possante.