Sarah jogável no começo de The Last of Us foi uma mudança de reta final de desenvolvimento
Uma coisa bem interessante no começo de The Last of Us, é que o jogador começa o game controlando Sarah Miller, a filha de Joel. Ela não aparece na capa e nem era esperada na aventura, porém no início de tudo, quando o jogador é apresentado ao colapso em que o mundo do jogo estava perto de presenciar, é a personagem que traz o seu ponto de vista nos primeiros momentos da história.
Mas, por muito tempo no desenvolvimento, o plano inicial era que o game começasse direto com Joel. Entretanto, no final do desenvolvimento, foi sugerido que houvesse uma mudança, e Sarah acabou sendo incorporada ao jogo, sendo jogável no início da aventura. Quem explica essa história é a própria Naughty Dog, onde Neil Druckmann compartilhou mais sobre a os primeiros momentos do game.
Como muitos estão revivendo o início da jornada, o que inclui a presença de Sarah, por causa do seriado, o estúdio aproveitou a ocasião para conversar com os fãs sobre este momento. Druckmann afirma que a mudança de começar o jogo com Sarah no lugar de Joel foi motivada por insatisfação do time do game em ver o início do jogo direto no protagonista.
Eles pensavam que um início com Joel fugindo e tentando salvar sua filha era semelhante a diversos outros jogos, e escolheram seguir um caminho diferente. Reformularam os primeiros 15 minutos do game, dando o controle inicial para a garota. Isso acabou sendo uma espécie de surpresa para quem jogou o game, pois, mesmo sendo uma aventura nova, os personagens da capa eram Joel e Ellie, o que dava aos jogadores a certeza de que seriam eles os personagens jogáveis no início.
Druckmann defende a escolha, afirmando que jogar com uma criança um game que tinha como um de seus temas o terror causado por seres infectados tornaria o jogo um pouco mais assustador. Afinal de contas, seria uma menina, indefesa, sem nenhuma arma à disposição, presenciando o mais completo caos em sua volta, até o que acontece minutos depois do início do game.
O plano original do game era diferente e, mesmo tratando de um game de 10 anos, ainda assim deixamos o aviso de que spoilers vem por aí.
No início “original”, o jogador começaria o game direto com Joel, que veria o primeiro infectado logo após entrar na casa de um vizinho, por ter percebido ali algo de estranho, sem saber direito do caos que estava acontecendo. Ao perceber que era uma situação realmente muito grave, o jogador voltaria para casa, para resgatar Sarah e fugir, seguindo, a partir daí, o começo que quase todo mundo já sabe de cor: Sarah morre e Joel começa, a partir dali, sua “nova vida”, que é explorada em sua aventura com Ellie.
Com o controle de Sarah, além do fato de se controlar uma personagem indefesa, ainda existiu o fato, também defendido pelo estúdio, de que ela não sabia de absolutamente nada que estava acontecendo, e começa a ficar em pânico ao não saber onde seu pai está e nem os motivos de sua ausência, já que era normal ele estar em casa após mais um dia de trabalho.
O início do seriado aborda praticamente a mesma coisa, porém com Sarah sem perceber que o mundo já estava no mais absoluto caos, como por exemplo quando ela visita uma loja e a proprietária a manda embora, avisando-a para ir direto para casa, pois já sabia da gravidade da situação, ao contrário da jovem.
E esta escolha se mostrou certa, pois se mostrou um início bem interessante, que entrou para o “rol das grandes introduções de games”, como a fuga de Marcus Fenix em Gears of War, a invasão de Solid Snake na Shadow Moses em Metal Gear Solid, ou um Leon sendo jogado no mais absoluto caos em Resident Evil 2. Se quiser saber mais sobre isso, tem um vídeo também, também recheado de spoilers: