[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

29 de julho de 2013

[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

FEZ II já era. Em um desabafo feito através do Twitter, o criador do primeiro jogo cancelou o projeto da sequência e disse que desistiu de vez do mundo dos games.

Fez não terá mais uma sequência. Seu criador, Phil Fish, postou uma série de mensagens no Twitter explicando o cancelamento do projeto:

“É com o coração pesado que anunciamos que FEZ II foi cancelado e não está mais em desenvolvimento. Pedimos desculpas pela decepção”

Esta declaração, feita através do perfil da Polytron (o estúdio indie de Phil), veio acompanhada de uma justificativa:

“Para deixar claro, eu não estou cancelando FEZ II porque alguém disse algo estúpido. Estou fazendo isso para cair fora dos games”

[UPDATE] FEZ II: Sequência é cancelada pelo criador após desabafo no Twitter

De acordo com o site gringo IGN, Fish já vinha arrumando brigas há algum tempo, mas pelo que ele tentou passar na mensagem acima, o cancelamento não aconteceu por desentendimentos com o público (ou com algum indivíduo específico).

O motivo seria uma série de coisas que deixaram o cara “de saco cheio” da indústria de games. Phil era conhecido por discussões constantes nas redes sociais e até por “baixar o nível”.

O canadense desenvolveu Fez com a ajuda de um programador, viu seu jogo estourar com um dos games indie mais bem recebidos de 2012, se envolveu em um debate contra a Microsoft devido ao preço das atualizações e participou de Indie Game: The Movie, um documentário que acompanhou a vida e o trabalho de alguns desenvolvedores independentes.

FEZ II havia sido anunciado há pouco mais de um mês, com o teaser abaixo:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=AeB85yuPqYY

O game original está disponível para Xbox 360 e PC. A sequência estava planejada para Playstation 4, após duras criticas de Fish ao sistema de publicação dos consoles da Microsoft, incluindo o Xbox One.

UPDATE: Editamos a linha que falava sobre Phil ter criado o game sozinho. De fato a programação de FEZ ficou por conta de Renaud Bédard, seu colega. Obrigado pela correção Edimartin e Alexo.

(Via: IGN)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel

Comente nas redes sociais