Sério, o Titanic (aquele do Leonardo DiCaprio) teve um jogo “nada oficial” para o Super Nintendo
Quando Titanic estreou nos cinemas, em 1997, um momento raro, no qual TODO MUNDO queria ir no cinema ver o filme, aconteceu. Quando digo todo mundo, quero dizer todo mundo mesmo, pois, de alguma forma, o longa dirigido por James Cameron e que contava com o par romântico vivido pela dupla Kate Winslet (Rose) e Leonardo DiCaprio (Jack), arrebatou o público de forma rara.
Além disso, o sucesso faz a Celine Dion cantar todo santo dia, em qualquer aparelho que tocasse música, a música tema do filme: My Heart Will Go On.
Mais uma prova do sucesso deste filme foi quando ele chegou nas locadoras, nas famosas “fitas duplas” que filmes com mais de duas horas tinham direito. E deixava o filme ainda mais imponente, junto com a icônica capa de VHS de Jurassic Park, sendo as preferidas das locadoras, fazendo os proprietários deste negócio comprarem cerca de dez a vinte “fitas”, para que seus clientes pudessem alugar o filme mais disputado de seu comércio.
Mas, se um filme desse fez tanto sucesso, cadê o jogo oficial? A indústria dos games sempre se preocupou em apresentar um jogo dos filmes de grande sucesso, mas parece que não se interessou muito pelo filme sobre o trágico incidente com o grande navio. Até existe um game, de 1996, chamado Titanic: Adventure Out of Time, lançado para computadores. Mas ele não tem relação nenhuma com o longa que foi Oscar de Melhor Filme, e campeão de mais outras 10 categorias.
É aí que entra a comunidade da “bandeira com caveira”, sempre pronta a fazer o que a indústria não fazia. Durante o “hype” do filme, chegava nas bancas de camelô mais próximas de você o game “oficial” de Titanic. Que na verdade era um hack do jogo SOS, lançado em 1993 para o Super Nintendo, desenvolvido pela Human. O curioso é que o game se baseia em outro filme: O Destino de Poseidon.
O game original coloca o jogador para fugir de um navio chamado Lady Crithania, em até uma hora. A dificuldade do jogo consiste na falta de um cronômetro, que deixa essa hora de fuga ainda mais tensa, e o fato do navio, que está comprometido, ficar mudando de ângulo constantemente, deixando o jogo o mais realista possível, dentro das possibilidades da época.
Por razões óbvias, o game de Titanic apenas pegou o SOS, colocou algumas imagens do filme e contou em um cartucho “piratinha”, com direito ao nome dos astros do cinema no cartucho. Olha só este vídeo que achei que mostra o cartucho em toda a sua glória:
Existe outro jogo não-licenciado do Titanic, lançado para o NES:
E ainda existe o TitEnic, outro jogo não-oficial que transformou o romance entre Jack e Rose em um… Beat ‘em up:
O que garantiu, para muita gente, que o filme tivesse sim um jogo oficial, ou não tão oficial assim. Mas ainda assim, um game sobre o naufrágio e o romance que cativou o mundo nos anos 90.