Serviço de games na nuvem da Verizon está em fase alpha e mostra muito potencial

14 de janeiro de 2019

Serviço de games na nuvem da Verizon está em fase alpha e mostra muito potencial

A Verizon, operadora de telecomunicações dos EUA, iniciou testes alpha do Verizon Gaming, seu serviço de streaming de jogos que promete ser mais uma aposta no já disputado universo do cloud gaming. O serviço está funcionando no Nvidia Shield e há a promessa de que em breve estará também disponível para smartphones Android. É possível jogar os games com controles de Xbox One.

O serviço, apesar de funcional, ainda não foi oficialmente divulgado pela companhia, sendo tratado, pelo menos até o momento, com discrição. A companhia recrutou silenciosamente alguns jogadores para os testes, de aproximadamente 135 jogos. Eles receberão um cartão-presente de US$ 150 da Amazon, um Nvidia Shield, um controle de Xbox One, além do acesso para o teste.

O aplicativo Verizon Gaming já vem pré-instalado nos Shields dos jogadores. E também serão entregues, em caráter privado, para os mesmos jogadores, pela Google Play. O teste inicial tem previsão de conclusão para o fim de janeiro. Estes dados foram todos levantados com informações recolhidas pelo The Verge.

Indícios de boas novidades para os gamers

Serviço de games na nuvem da Verizon está em fase alpha e mostra muito potencial

As capturas de tela do Verizon Gaming mostra que a empresa está pensando grande. Entre os jogos disponíveis, estão Fortnite, Red Dead Redemption 2, God of War, Battlefield V e Destiny 2. Não se sabe, ao certo, se estes games estarão de fato disponíveis no serviço. Ou se estão ali apenas para “tapar buraco”, uma vez que estamos falando de um serviço que está em fase de testes. Entretanto, o simples fato de, eventualmente, conseguirem inserir Red Dead Redemption 2 no serviço, tratando-se de um game que não foi lançado para PC, já mostraria que a Verizon entrou com tudo no ramo.

De qualquer forma, a Verizon está, de acordo com os documentos, focada primeiramente em desempenho. A equipe que trabalha no projeto explicou através de um e-mail, que a intenção é a de manter uma biblioteca com “a maioria ou todos os principais jogos que os jogadores estão familiarizados”. mas no estágio inicial, o foco é o mecanismo e funcionamento do serviço.

Relatórios de jogadores mostram como o serviço está em estágio inicial. Os jogos atualmente não tem nenhuma opção de salvamento. Há um emblema VZG em alguns games, mas ainda não se sabe ao certo o que isso significa. Se será sinal de alguma exclusividade no serviço. Ou indícios de que a operadora trabalhará com vendas de jogos, mas também com assinaturas. Também foi observado uma imagem que mostra o software da Utomik, uma pequena empresa holandesa que já atua neste ramo, pode estar servindo de base para o projeto.

Cloud Gaming: um novo capítulo para os videogames

Serviço de games na nuvem da Verizon está em fase alpha e mostra muito potencial

Red Dead Redemption 2 e God of War: tapa-buracos ou investimento bilionário da Verizon?

Entretanto, sabemos que o serviço da Verizon será exclusivo nos Estados Unidos. E as chances de que cheguem ao Brasil são nulas. Mas é importante acompanhar o projeto. Afinal, estamos aos poucos, observando a chegada de uma nova tendência no mercado de games. O streaming de games já existe há algum tempo, mas é a partir de agora, com iniciativas como esta, da Amazon, ou da Microsoft, que poderemos ver se, de fato, estes investimentos darão certo, ou não.

Temos os dispositivos: consoles, Smart TVs, tablets, PCs e dispositivos como o Nvidia Shield. Também há tecnologia suficiente para levar este formato de games para os gamers. O que falta, no fim, é a recepção do público. Com a certeza de que todos estes serviços funcionarão plenamente, otimizados para locais com Internet problemática. Como é o caso do Brasil. E se contarão com o principal motivo para justificar assinaturas: jogos. E jogos de qualidade. É aguardar pra ver.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais