Setembro de 2023 poderá se candidatar a um dos melhores meses de lançamentos da história?
É em setembro que as grandes novidades do mundo dos games começam a chegar. Pegando embalo com eventos de final de ano, como Natal e a Black Friday, tradicionalmente os estúdios acabam escolhendo lançar seus jogos entre setembro e novembro, o que traz uma avalanche de jogos, dos mais variados tipos.
Entretanto, 2023 está, na opinião de muita gente, se superando no quesito qualidade. Sempre existem muitos jogos sendo lançados, mas raramente vemos tantos jogos, dos mais variados, e com qualidade comprovada por quem anda jogando tais novidades, sendo lançados ao mesmo tempo.
Neste ano já tivemos: Baldur’s Gate 3, Street Fighter 6, Final Fantasy XVI, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Diablo IV são apenas alguns exemplos de um ano que ainda terá Forza Motorsport, Starfield, Mortal Kombat 1 e tantos outros jogos, que credenciam este ano como um ano especial, tal qual foi o ano de 1998 e o de 2008, considerados como dois dos melhores anos da história da indústria.
Veja só tudo o que vai chegar em setembro:
- Bomb Rush Cyberfunk (PS4/PS5, Xbox One, XSX/S) – 1 de setembro
- Rune Factory 3 Special (Switch, PC) – 5 de setembro
- Baldur’s Gate 3 (PS5) – 6 de setembro
- Starfield (PC, XSX/S) – 6 de setembro
- Fae Farm (PC, Switch) – 8 de setembro
- NBA 2K24 (Switch, PC, PS4/5, Xbox One, XSX/S) – 8 de setembro
- Super Bomberman R 2 (PC, PS4/PS5, Switch, Xbox One, XSX/S) – 12 de setembro
- The Crew Motorfest (PC, PS4/5, XSX/S) – 14 de setembro
- Baten Kaitos I & II HD Remaster (Switch) – 14 de setembro
- Monster Hunter Now (Mobile) – 14 de setembro
- Gloomhaven (Switch, PS4/5, Xbox One, XSX/S) – 18 de setembro
- Mortal Kombat 1 (PC, PS5, XSX/S, Switch) – 19 de setembro
- Lies of P (PC, PS4/5, Xbox One, XSX/S) – 19 de setembro
- Witchfire Early Access (PC) – 20 de setembro
- Payday 3 (PC, PS5, XSX/S) – 21 de setembro
- Warhaven (PC) – 21 de setembro
- Eternights (PC, PS4/5) – 21 de setembro
- Cyberpunk 2077: Phantom Liberty (PC, PS5, XSX/S) – 26 de setembro
- My Time at Sandrock (PS5, Switch, Xbox One, XSX/S) – 26 de setembro
- Mineko’s Night Market (PC, Switch) – 26 de setembro
- Harvest Moon: The Winds of Anthos (PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, XSX/S) – 26 de setembro
- Infinity Strash: Dragon Quest The Adventure of Dai (PC, PS4/5, Switch, Xbox One, XSX/S) – 28 de setembro
- Fate/Samurai Remnant (PC, PS4/5, Switch) – 29 de setembro
- EA Sports FC 24 (PC, PS, Switch, Xbox) – 29 de setembro
Independente da opinião midiática ou do que “está em tendência”, a real é que existem sim vários jogos que, no mínimo, merecem a atenção dos mais entusiastas. São jogos dos mais variados, que vai garantir um início de fim de ano bem movimentado. Isso somando o fato de que os jogadores já estão envolvidos com Baldur’s Gate 3 (pelo menos no PC), o recém lançado Sea of Stars e até o novo Zelda que, embora disponível já há alguns meses, mas tem tanto conteúdo que mantém muita gente ainda em Hyrule.
Dito isso, setembro estará no rol dos melhores meses da história? Geralmente, a gente não entende direito quando a história está sendo escrita, dando esse valor depois que tudo se passou. Mas a mesma aura vivida em 1998, quando a gente não parava de ver boas novidades nas revistas de videogame, ou em 2008, quando as comunidades do Orkut bombavam com os bons jogos daquele ano, está presente hoje.
Há, em muita gente, a certeza de que este é um ano de “renascimento” pós-pandemia. Mesmo em dias de jogos “muito iguais”, em que sentimos que a indústria caminha mais pelo lado de “melhorar o que já tem” do que em propor algo realmente novo, muitos observam qualidade nos próximos lançamentos. O que faz, obviamente, enxergar com bons olhos o que vem aí.
Mas e você? O que acha deste mês? Acha que tem muito jogo bom vindo ao mesmo tempo? Ou acha que é mais uma leva de “mais do mesmo” que está chegando?