Silverstone segue como lar do GP da Inglaterra da Fórmula 1 até 2034
A Fórmula 1 vive dias de anúncios, contratações e renovações de equipes e pilotos, mas também conta com circuitos que também precisam de acertos e renovações para seguirem sediando seus grandes prêmios. Assim, nesta quinta-feira (8), a tradicional Silverstone anunciou uma renovação contratual de uma década para continuar sendo o lar do GP da Inglaterra de Fórmula 1.
O novo acordo entre Silverstone e a Fórmula 1 foi celebrado em um vídeo, garantindo a permanência do circuito até a temporada de 2034, estendendo um contrato que expiraria nos próximos meses.
Silverstone, sem dúvida, é uma instituição na Fórmula 1. Foi lá, em 13 de maio de 1950, que tudo começou, marcando a realização da primeira corrida na história do Mundial que conhecemos. Desde então, a pista foi palco de nada menos que 57 corridas da F1.
Ao longo das décadas, Silverstone compartilhou o status de casa do GP da Inglaterra com os circuitos de Aintree e, mais tarde, Brands Hatch, em um esquema de alternância. No entanto, sempre foi Silverstone, que antes de sediar corridas, via aviões da RAF decolar em plena II Guerra Mundial, o lar mais importante da categoria em solo britânico. A pista recebeu corridas da F1 todos os anos de forma ininterrupta desde 1987.
O vídeo de anúncio divulgado pelo circuito apresenta uma brincadeira entre os pilotos britânicos George Russell e Lando Norris, em uma videochamada, além de um pneu gigante na pista. Além desses dois, a F1 atual também conta com outro inglês notável: Lewis Hamilton, que além de seus sete títulos mundiais, também é o maior vencedor na história do GP da Inglaterra, com oito triunfos. Foi lá, também, que ocorreu a famosa carona que Senna recebeu de Mansell, em 1991.
A edição de 2024 do GP da Inglaterra, em Silverstone, está marcada para ocorrer entre os dias 5 e 7 de julho.
A Fórmula 1 retorna às pistas nos dias 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir. Com a largada do primeiro GP do ano programada, na mesma pista, em 2 de março.