Snoopy de pelúcia volta para a Terra após “cumprir” missão na Artemis
Um boneco de pelúcia do Snoopy foi um dos passageiros da Orion, na Missão Artemis I. A cápsula retornou à Terra em 11 de dezembro, após 25 dias na Lua, caindo em segurança no Oceano Pacífico. E a missão do simpático cachorro de Charlie Brown foi a de testar o Indicador de Gravidade Zero (IGZ).
Quando ele começasse a flutuar, era o sinal de que a Orion estava fora da força gravitacional da Terra. Para “ajudá-lo” na tarefa, a NASA mandou também o boneco “astronauta” Comandante Moonikin Campos. Este registrava, através de sensores, o que poderia acontecer com tripulantes em viagens espaciais futuras, e também testou o novo traje espacial.
Não é a primeira vez que um item desta natureza vai para o espaço em missões espaciais. Yuri Gagarin, o primeiro humano a ir até o espaço, levou uma boneca em sua nave, lá em 1961. Isso se tornou uma espécie de tradição no mundo espacial, onde já foram enviados em missões objetos como bola de praia, garrafas de vinho e até o Buzz Lightyear, de Toy Story, que enfim realizou uma missão espacial de verdade em 2008.
A NASA explicou que escolheu Snoopy para esta tarefa por ele ser “um cão corajoso, aventureiro e experiente”. Além disso, o personagem também faz parte de materiais educativos para crianças, como o Snoopy no Espaço, que se encontra na AppleTV+.