Sonic no Atari 2600? Sim, isso existe.
Sonic the Hedgehog, como todo mundo já sabe, nasceu no Mega Drive, há mais de três décadas atrás, e desde então se tornou em uma das figuras mais importantes do videogame. Nascido como um desafiante direto à Mario e seu reinado, o veloz personagem azul da SEGA conseguiu dividir a preferência dos jogadores, marcando a famosa guerra entre SEGA e Nintendo dos anos 90.
Por isso, é óbvio que Sonic fosse, ao menos durante os dias da SEGA como fabricante de hardware, personagem exclusivo de seus consoles. O personagem chegou a fazer aparições em outros sistemas, como no Neo Geo Pocket. Mas, pelo menos até o fim do Dreamcast, só era possível jogar games do Sonic em consoles da SEGA.
O tempo passou e, atualmente, o personagem é multiplataforma. Desde Sonic Heroes, de 2003, os games de Sonic e seus amigos são lançados para vários sistemas. Mas, você já imaginou o que seria de Sonic, caso o personagem tivesse um game lançado em um outro console no passado? E se esse console fosse o Atari 2600?
Tecnicamente isso seria possível, afinal o primeiro game de Sonic surgiu em 1991, e o Atari 2600 recebeu games novos até 1992, finalizando impressionantes 15 anos de vida útil. Além disso, o lendário console chegou a receber um port de Mario Bros., em dias que precederam a chegada do NES no ocidente.
Pois bem, mais uma vez foi a comunidade homebrew que resolveu mostrar ao mundo como seria um game de Sonic no Atari 2600. Feito por Chris Spry, em 2014 o game Zippy the Porcupine buscou mostrar como seria o game do azulão da SEGA no console da Atari. Por questões de direitos autorais, o personagem passou a se chamar Zippy, mas o princípio de gameplay é praticamente o mesmo.
O game tem até um simples enredo: Zippy precisa recuperar cinco gemas que foram roubadas por um “homem de bigode”. O game oferece 16 fases com anéis para serem coletados e saltos giratórios que atingem os inimigos. Assim como em um jogo Sonic, ser atingido te faz perder os anéis, mas te garantem uma vida ao coletar 100 anéis. O game oferece fases bônus para coleta de mais anéis.
O game impressiona ao ser visto rodando em um Atari, por conhecermos bem os jogos para este sistema. Sim, o game tem um visual bem simples, mas ainda assim tem visual muito superior a jogos feitos para o console em seus dias de auge. Mas sim, o game roda em um console normalmente, e demonstra um grande desempenho. O canal redhotsonic testou o cartucho em diversos sistemas, e o game funcionou perfeitamente em todos as versões:
Zippy the Porcupine é mais um game que está disponível no Atari Age, local no qual games novos para o Atari 2600 seguem sendo desenvolvidos e lançados, como Escape From the Castle, que falamos em outra oportunidade. O game é vendido por US$ 30, com versões para NTSC e PAL60. Por mais US$ 15, é possível encomendar o game com a box art, com caixa e manual.