Sony explica sobre atualização que supostamente “espionaria” usuários de PS4 e PS5
Na última semana, o Playstation 4 recebeu a versão 8.00 de seu firmware. Uma atualização como tantas outras que o console recebeu desde sempre. Mas, desta vez, uma novidade neste patch movimentou a comunidade: o aviso que diz que a partir desta atualização, os chats no console podem ser gravados.
Sem compreender direito o que significa e, até então, sem uma posição da Sony, a pergunta que ecoava era: “a Sony está ouvindo todas as conversas do PS4? Seguirá fazendo o mesmo no PS5? Estaria a Sony nos espionando?” Tais perguntas seguem a tendência dos smartphones e dispositivos inteligentes, nas quais diversas companhias são acusadas de estarem ouvindo conversas, incluindo confidenciais.
Mas a Sony se manifestou. Em seu blog, explicou a atualização (depois publicou em português também), e deixou a sua posição para ela: a Sony não vai ouvir a todo tempo sua conversa, mas estará pronta para avaliar algo que for dito que viole os termos de serviço do Playstation. Assim, qualquer um que quiser denunciar, terá como “prova” o vídeo e o áudio ofensivo para que a Sony possa avaliar a conduta.
“Não comunicamos claramente sobre esse recurso ou explicamos a razão pela qual o estávamos apresentando e pedimos desculpas por isso”, escreveu Catherine Jensen, vice-presidente de experiência do consumidor global da Sony Interactive Entertainment. “Quando o PS5 for lançado em novembro, os usuários do console poderão bater papo com os usuários do PS4 – razão pela qual precisamos incluir um aviso com a última atualização do sistema PS4.”
É, assim, uma atualização que, para ser funcional no Playstation 5, precisaria de uma atualização no Playstation 4. No próximo console da Sony, os jogadores poderão contar com um vídeo de 40 segundos para que a moderação da Sony avalie a conduta. São 20 segundos da conversa principal, mas 10 segundos do acusador, e mais 10 segundos do acusado, para questões de contexto. Os jogadores só poderão enviar clipes dos último cinco minutos do chat de voz, o que exige rapidez na denúncia de assédio.
Uma vez enviada para moderação, o áudio será ouvido e medidas serão tomadas, se necessário. Tal recurso, no final, não é uma solução na qual a Sony ouviria suas conversas online por si só. E, sim, de acordo com a companhia, trata-se de um recurso para minimizar comportamentos abusivos. “Observe que este recurso não monitorará ativamente ou ouvirá suas conversas — nunca — e é estritamente reservado para denunciar abuso ou assédio online”, escreve Jensen.
E o recurso não será passível de desativação, para que a comunidade não possa simplesmente “desligar” o modo, para gerar ofensas gratuitas, sem um registro do comportamento.
É o que diz a Sony, em seu esclarecimento. Vivemos em dias de desconfiança, com tudo e todos, e isso inclui empresas que podem, de um jeito ou de outro, serem abusivas quanto à privacidade de seus usuários. Assim, todo e qualquer questionamento, assim como uma avaliação precisa sobre este recurso, para saber de fato se a Sony está 100% adequada em seu argumento, será de grande valia.