Sony e Microsoft unem forças para planejar o futuro do streaming e dos jogos na nuvem

17 de maio de 2019

Sony e Microsoft unem forças para planejar o futuro do streaming e dos jogos na nuvem

Enquanto os fanboys ficam quebrando o pau na internet para “decidir” qual console é o melhor, Sony e Microsoft estão formando uma parceria estratégica pra lá de promissora! O objetivo: trabalhar em soluções de cloud gaming, streaming e inteligência artificial!

O anúncio foi feito na própria página da Microsoft: a Sony adotará a plataforma e os data centers da Azure (plataforma na nuvem da Microsoft) para hospedar suas plataformas online de games e streaming, e ambas as empresas trabalharão juntas com o intuito de “melhorar a experiência de clientes” no que diz respeito à jogatina na nuvem e plataformas digitais.

O acordo também estabelece que as duas gigantes irão trocar figurinhas nas áreas de inteligência artificial e desenvolvimento de chips, semicondutores e outras peças de hardware, sempre com foco em cloud computing e interfaces digitais na nuvem. A IA da Microsoft será implementada em produtos da Sony, que em troca ajudará a aprimorar os serviços com sua tecnologia.

Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony, se mostrou animado com a parceria:

“O Playstation surgiu através da integração de criatividade e tecnologia. Nossa missão é evoluir continuamente essa plataforma como uma que continua a oferecer as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente de nuvem que garanta a melhor experiência possível, a qualquer hora, em qualquer lugar. Por muitos anos, a Microsoft tem sido um parceiro comercial importante para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas. Acredito que o desenvolvimento conjunto de futuras soluções em nuvem contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo”.

Phil Spencer, líder da divisão Xbox da Microsoft, também se manifestou sobre a novidade em seu Twitter:

“Empolgado com as oportunidades à frente com a Sony para que possamos perseguir nossas ambições mútuas em jogos e encantar os jogadores ao redor do mundo”.

Isso quer dizer que elas passarão a produzir jogos juntas, ou algo do tipo? Muito provavelmente não. Mas indica que as duas estão dispostas a deixar rivalidades comerciais de lado para trabalhar no futuro dos serviços online e da jogatina via nuvem. Um motivo pra lá de nobre, né?

Vale ressaltar que a jogatina por streaming parece ser a nova menina dos olhos da indústria dos games: recentemente o Google anunciou o Stadia, sua plataforma totalmente digital de jogos, que deixou a comunidade tão cética quanto empolgada.

(Via: Microsoft)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais