Sony pode liberar troca de SSD no Playstation 5 no meio do ano
O Playstation 5 chegou com a proposta da nova geração de oferecer um SSD com velocidades altas de loading e performance. Isso, pelo menos nos primeiros dias, também gerou um custo: os 667 GB disponíveis para o usuário, quantidade considerada baixa, uma vez que games da geração passada já passavam dos 100GB de espaço.
Mas, parece que a situação vai melhorar para estes usuários. O Bloomberg afirma que, no próximo inverno, o novo console da Sony terá algumas atualizações. Entre elas, uma que irá permitir velocidades superiores no sistema de ventilação, para evitar superaquecimento dos consoles. No hemisfério norte, será verão, e locais como parte dos Estados Unidos e o sul da Itália, Espanha e França contam com temperaturas mais altas.
Outra atualização, esperada pelos jogadores, é a da soma de espaço de armazenamento para os novos games. Atualmente, o Playstation 5 permite que os seus games rodem apenas no seu disco, para fazer uso de suas novas tecnologias. É possível apenas enviar para um disco externo games de PS4, que alivia um pouco esta questão de espaço.
Assim, esta informação da Bloomberg diz que, com esta atualização, será permitido abrir o console para colocar uma unidade com mais armazenamento, de maneira semelhante ao que já aconteceu com Playstation 3 e Playstation 4. Entretanto, como o SSD do PS5 é muito específico, uma atualização deste porte iria exigir da Sony uma lista de discos M.2 NVMe compatíveis.
A Sony já havia sinalizado para esta possibilidade, porém sem um anúncio oficial, ou data específica. Também não há planos para uma expansão externa, como acontece com o Xbox Series X|S, que conta com um disco de armazenamento externo da Seagate, que permite adicionar mais games de nova geração no console.