Sony volta atrás, e vai manter ativas as lojas virtuais de PS3 e PS Vita
Começou como um rumor, depois foi confirmado pela Sony… mas agora a empresa voltou atrás: ao contrário do que foi noticiado no finalzinho de março, a Sony não vai mais desativar as lojas virtuais do PS3 e do PS Vita… mas a do do PSP segue com os dias contados.
A novidade foi publicada em um artigo no Playstation Blog. No texto, Jim Ryan, presidente & CEO da Sony Interactive Entertainment, afirma que tomou aquela decisão com base no “desafio de oferecer um suporte comercial para esses aparelhos mais antigos”, mas que “após uma reflexão mais aprofundada” (aka as reclamações dos usuários), eles perceberam que se precipitaram, e optaram por voltar atrás. “Manteremos a PlayStation Store operacional para dispositivos PS3 e PS Vita”.
Segundo o TechnoBlog, os conteúdos de PS3 e PS Vita não poderão ser encontrados na versão web da loja — acessada através de navegadores, para computador. Quem quiser ter acesso aos conteúdos de plataformas antigas terá que acessar a loja virtual através daquela plataforma específica.
Quando a Sony anunciou que iria desativar as lojas virtuais de 3 plataformas, ela foi muito criticada pela comunidade, especialmente por aqueles que prezam pela preservação da história de jogos digitais: certos conteúdos comercializados apenas digitalmente acabam ficando “presos” em determinadas plataformas, e quando a respectiva loja é desativada, eles simplesmente não podem mais ser adquiridos de nenhuma maneira.
Um exemplo que se aplicaria ao PS3 é a expansão com temática vampira Festival of Blood, de Infamous 2. Esse conteúdo só existe digitalmente para Playstation 3, não podendo ser adquirido em nenhuma plataforma posterior. Se a Sony mantivesse seus planos, logo esse DLC estaria inacessível, perdido em um limbo digital. Um jogo completo que teria o mesmo fim seria o interessante Rain, produção do Sony Japan Studio.
Felizmente, isso não vai mais acontecer. Quer dizer, o PSP não teve a mesma sorte: no mesmo comunicado, a Sony afirma que a loja virtual do PSP “será desativada em 2 de julho de 2021, conforme planejado”.
(Via: Playstation Blog, TechnoBlog)