Sound Test Arkade Faixa 6 – Barry Leitch, Hiroyuki Masuno / Top Gear
É a vez de um dos maiores clássicos de corrida do Super Nintendo ser homenageado em nossa Sound Test Arkade. Confira agora a nostálgica trilha sonora de Top Gear e seus respectivos compositores.
Qualquer um que já teve um Super Nintendo deve se lembrar de um pequeno jogo de corrida chamado Top Gear, famoso por sua complexidade na jogabilidade que se compara a icônica trilha sonora que mantém o tom veloz e técnico do jogo.
Desta vez vamos falar do jogo, sua trilha sonora e de ambos compositores que fizeram parte da música, Hiroyuki Masuno e Barry Leitch. Como de praxe, dê o play logo abaixo e se embarque em meu carro Sidewinder branco e prepare para chegar em primeiro lugar na linha de chegada, sem parar para abastecer!
O JOGO
Desenvolvido pela britânica Gremlim Graphics, Top Gear foi um dos primeiros jogos de corrida lançado no Super Nintendo no distante ano de 1992. No entanto, o pessoal da Gremlim já estava desenvolvendo jogos desde os anos 80, trabalhando em software que suportava 8-bit, em computadores como o ZX Spectrum, Commodore 64 e vários outros da época. Lá, a série Lotus de corrida foi desenvolvida, com três jogos da franquia sendo lançados para o Amiga, mas os jogos da série Lotus só tem uma importância sobre o que irei falar um pouco mais tarde.
Top Gear não tem uma história fixa e mantém uma premissa simples: Com o objetivo de ser o melhor corredor de todo o planeta, o que já dá uma chance de colocar pistas do mundo inteiro no jogo. nele você corre em diversas regiões da Terra, incluindo Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Japão, Escandinávia (que unia Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega), e claro, América Latina, podendo correr em Peru, México e na região da Floresta Amazônica e Rio De Janeiro, no Brasil.
Cada região se dividia em quatro estágios, com a dificuldade aumentando gradativamente. Mas o que fez Top Gear ser tão impressionante não é sua dificuldade, mas sim o quão técnico o jogo era em suas opções. Nele você podia escolher o layout do controle, o sistema de marcha em manual ou automático e o mais importante, o carro, escolhendo um dos quatro veículos disponíveis, cada um com seus pontos positivos e negativos.
Um carro era mais rápido mas gastava muita gasolina, outro era mais lento mas quase não precisava de ir para pit stop e abastecer, e outros variavam nesta medida. Um dos elementos mais importantes de Top Gear era o seu consumo gasolina, tendo cuidado para abastecer na hora certa para não ficar sem no final da corrida ou perder tempo parado quando não precisava.
Top Gear foi um dos primeiros jogos de corrida do Super Nintendo e mostrou como o console dava a oportunidade de um jogo ser complexo, criando estratégias e pavimentando o progresso existente no desenvolvimento em jogos de corrida.
OS COMPOSITORES
Você talvez não conheça o nome Hiroyuki Masuno mas com certeza jogou algo em que ele trabalhou. Sua carreira começou em 1985 trabalhando para a desenvolvedora Kemco, responsável por diversos jogos adaptados no Commodore 64 para o Famicom, com Masuno trabalhando no áudio de praticamente todos os jogos lançados pela produtora.
Masuno também foi responsável pela programação e composição de som de seus jogos, que em sua maioria eram baseados em personagens licenciados da Disney. No Super Nintendo, Masuno focou o seu trabalho na criação do driver de som e em jogos que era contratado para fazer a música, dentre eles, a franquia completa de Top Gear.
A história de Barry Leitch é um pouco mais interna que a de Masuno, com o compositor tendo um imenso histórico durante a sua época na construção de música nos videogames. O trabalho de Leitch – em boa parte freelancer ou contratado por empresas para fazer algumas músicas de um jogo especifico – começou desde DOS até o Super Nintendo, criando música para jogos lançados no Commodore 64 e para empresas como a Ocean Interactive e Atari Games.
Na época do Super Nintendo, Leitch trabalhou mais uma vez com a Gremlim Graphics, sendo que o primeiro foi na série Lotus, com o projeto chamado Top Gear. Na Gremlim ele recebeu os samples instrumentais desenvolvidos por Hiroyuki Masuno em sua estadia na Kemco, disso Leitch pegou o som criado em um teclado Korg M1 por Masuno, deu o seu toque e criou a trilha sonora que conhecemos hoje em dia.
Atualmente Hiroyuki Masuno trabalha na Arc System Works como designer, programador e engenheiro de som, com o ultimo jogo sendo BlazBlue e a sua ferramenta de criação de música feita para os jogadores. Barry Leitch continua como freelancer, com o trabalho creditado em jogos como Splinter Cell: Pandora’s Tomorrow e Velvet Assassin.
A TRILHA
A trilha sonora de Top Gear consegue acentuar a sensação de corrida, seja pela velocidade de ir em um ponto A para o ponto B ou de simplesmente correr pelas diversas cidades em um estado de sonho. Algo que a trilha de Título do jogo faz de uma ótima maneira.
Claro que não tem como mencionar a trilha sonora de Top Gear sem falar sobre a música da primeira pista, servindo como uma das mais icônicas de todos os tempos, está música já foi tocada diversas vezes em várias ocasiões, servindo como o som perfeito para bandas que tocam trilhas sonoras de videogames.
No entanto, por mais que a primeira tenha um imenso valor nostálgico, tenho que admitir que a minha preferida é a terceira trilha, utilizando sons brutos e mais agressivos no começo da música até que a linha de baixo aparece e leva para um ritmo mais viciante, sendo uma das músicas mais pesadas de toda a trilha de Top Gear.
Uma curiosidade em torno a trilha sonora é a sua composição “inspirada” (para não falar chupinhada) de uma antiga série de corrida desenvolvida pela Gremlim, é exatamente o que vocês adivinharam: A série Lotus no Amiga.
Existem duas músicas em Top Gear que são quase idênticas aos jogos da série Lotus: A primeira é a música de Titulo de Top Gear em comparação a música final de Lotus Turbo Challenge 2, como você pode escutar logo abaixo:
A segunda música a ter uma inspiração similar é a terceira trilha, sendo uma versão remix da musica Titulo do jogo Lotus Esprit Turbo Challenge:
http://youtu.be/Tn-Khszi-V4
Mas antes de você gritar “plágio!”, lembre que todos estes jogos foram desenvolvidos pela mesma empresa e com o mesmo designer de som por trás, Barry Leitch, servindo mais como uma inspiração dele mesmo do que uma cópia de verdade. Entre trancos e barrancos, a qualidade da trilha sonora de Top Gear é inegável, funcionando como um material nostálgico para os fãs de corrida quando viram algo tão surpreendente pela primeira vez.
Top Gear é um dos melhores jogos de corrida já lançados no Super Nintendo e devemos boa parte das memórias graças a sua trilha sonora, nos levando para todos os lugares do mundo enquanto nos deixa pronto e com a sangue fervendo para correr mais.