Sound Test Arkade Faixa 8 – John Baker / ToeJam & Earl

5 de abril de 2015

Sound Test Arkade Faixa 8 - John Baker / ToeJam & Earl

E na oitava faixa da Sound Test Arkade vamos entrar com todo groove e funk em alto estilo com o primeiro ToeJam & Earl a ser lançado no Mega Drive!

Com ToeJam & Earl aparecendo mais uma vez graças ao sucesso que foi o projeto de Kickstarter, decidimos homenagear o precursor do funk nos videogames, com ToeJam & Earl do Mega Drive.

Vamos falar do jogo, sua trilha sonora e toda a inspiração por trás dela e claro, do compositor responsável por fazer um trabalho tão competente em um console que é lembrado e conhecido pelo sua falta de capacidade em trazer sons de qualidade. Mas antes, dê o play logo abaixo, entre no groove desta animada batida!

O JOGO

Algo estava faltando em 1991, um jogo que seria criativo, colorido e com uma trilha sonora baseada em um gênero que até agora nunca tinha sido imaginado nos videogames. Toejam & Earl conseguiu preencher este espaço com toda a sua malemolência em seu formato videogamístico, trazendo cores vibrantes, um humor que beira ao surreal enquanto se mantém no pastelão e uma jogabilidade inovativa para os consoles, com a visão isométrica sendo raramente utilizada em jogos que não eram de PC.

Johnson Voorsanger Productions – ou ToeJam & Earl Productions –, foi a desenvolvedora responsável pelo trabalho da trilogia. Fundada pelos desenvolvedores da EA Games, Mark Voorsanger e Greg Johnson, também responsáveis por Orly’s Draw-a-Story, que continuou os seus trabalhos até o fechamento da empresa em 2003, logo após o fracasso do terceiro jogo da franquia de ToeJam & Earl.

Sound Test Arkade Faixa 8 - John Baker / ToeJam & Earl

O primeiro ToeJam & Earl conseguiu toda a notoriedade pela originalidade inerente em seus personagens, humor e trilha sonora. Um alien vermelho de três pernas com um chapéu de baseball e um imenso medalhão de ouro, ao lado de seu parceiro gordo — também um alien — com o tom de pele laranja e tênis de cano alto estavam longe da normalidade encontrada na indústria dos videogames em 1991, focada no momento em torneios de luta e quebra-quebra em becos da periferia.

Sua premissa e jogabilidade eram simplistas mas sempre davam a sensação de que traziam uma mensagem por trás de cada inimigo, talvez porque o jogo se passava na Terra e estávamos em uma visão oposta no momento, controlando os seres estranhos vivendo na Terra no lugar de combatê-los.

Infelizmente suas respectivas continuações mancharam o legado iniciado em ToeJam & Earl, com ToeJam & Earl: Panic on Funkotron e ToeJam & Earl III: Mission to Earth se tornando falhas em criticas e vendas pelo desenvolvimento errático em torno de decisões que quebravam a jogabilidade originada no primeiro jogo. Agora é torcer para que o mesmo não aconteça com o aguardado retorno dos aliens em ToeJam & Earl: Back in the Groove.

O COMPOSITOR

O trabalho de John Baker pode ter popularizado com o projeto freelance que foi ToeJam & Earl, mas o compositor tem um gigantesco histórico que vai desde o seu trabalho na Sega até em sua atual posição na Zynga.

Sound Test Arkade Faixa 8 - John Baker / ToeJam & Earl

Porém, um dos feitos mais notáveis de Baker não foi necessariamente o seu trabalho solo mas sim a empresa de áudio em que ele participou ao lado do fundador Mark Miller e vários compositores de videogames na época, formando a Neuromantic Productions.

Além da empresa ter trabalhado em jogos como Kid Chameleon, The Jungle Book, X-Men 2: Clone Wars e até Pandemonium 2, ela também foi responsável pela criação do GEMS — Genesis Editor for Music and Sound —, que foi um programa proprietário da Sega utilizada para criar musica no Mega Drive e no Sega 32X.

John Baker também chegou a trabalhar com o console 3DO e foi o músico por trás de Gex: Enter the Gecko e Gex 3: Deep Cover Gecko, o restante de seu trabalho é encontrado na THQ, Namco Bandai, e também sendo o responsável da trilha sonora do gigantesco game de Facebook, Cityville. Atualmente Baker trabalha na Zynga como um dos que lideram o time de design em áudio da empresa.

A TRILHA

Todo o funk encontrado em Toejam & Earl tinha que vir de algum lugar, e a maior inspiração de Baker foi o tecladista de funk e jazz, Herbie Hancock, tanto seu trabalho solo quanto o de The Headhunters, banda que Hancock tocava nos anos 70.

Confira logo abaixo uma das minhas músicas preferidas de The Headhunters, “Chameleon” e sinta a pegada do teclado que tanto inspirou as primeiras composições de ToeJam & Earl:

E mesmo que Hancock sempre foi identificado mais como um músico de jazz do que funk, ele ainda foi um dos primeiros a quebrar esta barreira com o uso pesado de sintetizadores e do rápido deslocamento musical entre as partes fracas e fortes do tempo, característico em ambos gêneros.

John Baker levou esta filosofia aos jogos e nos deu uma das trilhas sonoras mais interessantes e criativas no Mega Drive, console que sempre foi criticado pela qualidade pobre de seu chip de áudio. E por tudo isso podemos dizer que o groove de ToeJam & Earl está ao lado de Sonic The Hedgehog, Shinobi, Streets of Rage e de várias obras musicas que foram lançadas no Mega Drive ao longo de todos esses anos.

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais