Speedrunner de Super Mario Bros. está a poucos frames da perfeição da TAS
O Super Mario Bros. original é um game de mais de 40 anos, mas que segue em evidência devido a algumas tentativas incríveis de speedrunning.
O speedrunner Niftski, que estabeleceu um recorde mundial de 4:54:631 na categoria any% do Super Mario Bros. no ano passado, acaba de quebrar seu próprio recorde ao alcançar um tempo de 5:02:685 na categoria ‘glitchless’ – onde o uso de exploits é proibido. Niftski detém o recorde mundial nesta categoria desde 2022, com seu melhor tempo anterior sendo 5:02:785.
Isso por si só já é incrível, mas o que torna essa jogada ainda mais impressionante é sua proximidade da perfeição no nível da máquina. Speedrunners geralmente recorrem a Speedruns Assistidos por Ferramentas, os TAS para determinar o melhor trajeto para suas jogatinas.
Essas corridas são auxiliadas por ferramentas que se aproximam o máximo possível da execução “perfeita”. E para o Super Mario Bros., o recorde mais recente de Niftski está apenas 12 quadros de distância do tempo alcançado na corrida sem falhas do TAS, indicando que ele está a um passo da corrida “perfeita”.
Surpreendentemente, Niftski não planeja encerrar por aqui. Ele compartilhou, conforme trazido pela GamesRadar: “Não pretendo simplesmente parar neste ponto. Adoraria reduzir ainda mais para um tempo abaixo de 5:02.6xx no futuro, já que há 3 quadros fáceis de economizar na primeira sala.” Niftski acredita que um tempo de 5:02.5xx é possível, mas apenas se conseguir dominar um truque de aceleração desafiador várias vezes no nível final do jogo. “Se eu conseguir isso, definitivamente será o meu ponto de parada”, acrescenta ele.