Square Enix divulga seus planos para 2024: Uso agressivo de IA, Blockchain e nuvem

3 de janeiro de 2024
Square Enix divulga seus planos para 2024: Uso agressivo de IA, Blockchain e nuvem

Enfim chegamos a 2024! E como costume de muita gente, a virada de ano traz resoluções que as pessoas esperam alcançar (mas normalmente desistem logo cedo) até o final de cada novo ano. A Square Enix também tem resoluções que deseja cumprir este ano! E elas são… uso agressivo de inteligência artificial, continuar a investir em blockchain e explorar mais ambientes em nuvem.

Em uma carta aberta divulgada pelo presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, que se inicia falando sobre as dificuldades e desafios que a pandemia da COVID-19 gerou na empresa (com um foco bem forte na parte econômica, citando riscos geopolíticos, inflação e até mesmo movimentos de política monetária por bancos centrais), a Square Enix divulgou quais são seus planos para 2024 e para os anos seguintes. Curiosamente, a palavra “game” não é citada em nenhum momento do texto (apesar de estar implícita em seu contexto), mas sim esforços para os produtos criados pela empresa em diferentes meios, em especial o uso “agressivo” de inteligência artificial e da tecnologia blockchain.

Especificamente, a Square quer usar ainda mais IA e outros tipos de tecnologias tanto em suas funções como desenvolvedor e publisher, inicialmente refinando sua estratégia de marketing e futuramente na criação de “novas formas de conteúdos para nossos clientes”.

Porém, esse foco ainda mais intenso nesses tipos de tecnologia vem após as crescentes revoltas, greves e manifestações contra o uso de inteligência artificial em indústrias artísticas, especialmente cinema e, de certa forma, games. Não só isso, mas esse foco em IA vem logo após uma enorme onda de demissões que atingiu praticamente todo grande estúdio e publisher, inclusive após recordes de lucro. A Square Enix também participou dessa onda de demissões, por isso, o anúncio de foco em IA não foi bem recebido pelo público e principalmente por desenvolvedores.

Vale lembrar que um dos focos da Square Enix no uso de IA e blockchain está no projeto Symbiogenesis, uma espécie de mundo virtual em que todos os seus personagens são NFTs, que segundo a empresa, os jogadores poderão colecionar e usar para desbloquear histórias exclusivas.

Uma parte de destaque da carta (de forma muito negativa), traz Kiryu comentando sobre mecanismos para diversificar fontes de renda”, o que sugere que a Square Enix espera que dificuldades financeiras continuem. Com isso, vem a real parte ruim: cancelamentos de games em produção é não apenas uma possibilidade, mas aparentemente uma estratégia, que envolve “realocar recursos” para projetos que já estão em andamento. E, sabendo o longo histórico de realocação de recursos na indústria dos video games, isso normalmente indica dissolução de times de desenvolvimento, demissões e, infelizmente de forma cada vez mais constante, fechamento de estúdios inteiros.

Na prática, como será o futuro da Square Enix é algo que só esperando para ver, mas dadas as projeções iniciais para 2024 feitas pelo presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, o futuro não parece lá tão promissor assim para seus desenvolvedores. Já para os entusiastas de blockchain e NFTs (mesmo após seu recente colapso), e no uso de inteligência artificial, o futuro parece, no mínimo, lucrativo.

(Via: Rock Paper Shotgun)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais