Square Enix planeja focar suas futuras produções para o “mercado mundial”. E NFTs estão em seus planos
Como muitas produtoras japonesas, a Square Enix tinha como objetivo principal o mercado japonês, com o resto do mundo sendo um objetivo secundário, ainda que o público fosse muitas vezes maior. Mas agora, a empresa deseja mudar sua visão, e focar no desenvolvimento de games tendo como objetivo o mercado mundial. E, NFTs estão nesses planos.
Em um documento financeiro detalhando os planos para o futuro da empresa, é mencionado que o mercado japonês, que até então era o principal objetivo da Square Enix com todos os seus produtos, não é mais rentável o suficiente para o nível de investimentos e desenvolvimento dos games da empresa. Por conta disso, o foco será em produzir games que apelem mais para o mundo como um todo ao invés de apenas no Japão.
E, nesse documento, várias vezes é feita menção ao “mercado mundial”. Isso é interessante dado as últimas “restruturações” que a Square Enix passou. A empresa passou a trabalhar com estúdios ocidentais na produção de diversos games, como a trilogia reboot de Tomb Raider e o recente Outriders. Porém, há não muito tempo, a Square vendeu seus estúdios ocidentais, para focar na produção de títulos de forma interna, com sues próprios estúdios.
A menção ao “mercado global” é importante pois não quer dizer apenas a produção de games que apelem ao público internacional, como um reflexo (parcial) disso sendo a própria franquia Final Fantasy, que deixou de lado os combates por turno para atrair um público mais jovem, e também públicos fora do mercado de JRPGs. Essa menção se refere a tendências de mercado atuais, o que acaba caindo no território da tecnologia blockchain e NFTs.
Segundo o presidente da empresa, Yosuke Matsuda, o “entretenimento em blockchain” será uma “parte importante da estratégia de crescimento para o futuro”. Ele comenta ainda que a Square já “identificou áreas de investimento em IA, cloud e blockchain”.
Vale lembrar que a Square Enix já há algum tempo vem anunciado seu desejo de se aprofundar ainda mais no mercado de NFTs, já tendo anunciado que lançará NFTs de Final Fantasy em 2023. Porém, o público, em grande número, já se posicionou contra essa decisão, gerando muita controvérsia entre os jogadores.
Mas, pelo visto, isso não impedirá a Square Enix, que planeja entrar de vez nesse mercado rapidamente, de forma a aumentar seus ganhos de forma rápida em sua empreitada para conquistar um espaço maior e consolidado no mercado global.
(Via: Eurogamer)