Steam Deck aceitará outros sistemas operacionais e até games da Epic Games Store
Ontem a Valve anunciou o Steam Deck, seu próprio dispositivo portátil integrado à Steam! E, como era de se esperar, muitas dúvidas surgiram a respeito das capacidades do portátil. Ele funciona conectado na TV? Aceita periféricos como mouse e teclado? E o principal, roda games de outras lojas digitais? E enfim temos essas respostas!
Para começar, vamos com o principal. O Steam Deck será lançado com o Sistema Operacional Steam OS integrado. Esse sistema é o operacional da própria Valve, baseado em Linux e que foi lançado lá em 2013 (Eu nem tinha noção que já faz 8 anos de seu lançamento!). Porém, o Steam Deck é, acima de tudo, um PC portátil. Isso significa que os jogadores poderão instalar os sistemas operacionais que quiserem no aparelho, como o próprio Windows.
Com isso, é possível acessar a Epic Games Store e até mesmo o Game Pass da Xbox no aparelho, tornado-o incrivelmente versátil. Esse era um ponto de grande dúvida entre o público, se o investimento do Steam Deck realmente valeria a pena se somente sua biblioteca da Steam fosse acessível, isso sem contar que nem todo game é compatível com Linux.
Outro ponto importante, e óbvio, é: O Steam Deck poderá ser conectado numa TV ou monitor como o Nintendo Switch? Isso já havia ficado claro em seu anúncio, mas reiterando, a resposta é sim. Porém, o dock, a parte que fará a conexão do aparelho com monitores e TVs será vendido separadamente. Então, essa funcionalidade existe, mas custará um pouco mais.
E se o Steam Deck é um PC e pode rodar diretamente num monitor, como ficam os periféricos? Pois saiba que você poderá conectar múltiplos dispositivos ao aparelho! Mouse, teclado, fight pads, Dualshocks, controles de Xbox, basicamente todos os controles aceitos atualmente pela Steam.
Em resumo, tudo o que você já tem acesso no cliente da Steam em seu PC comum ou notebook, você terá acesso no Steam Deck, afinal, como ficou bem claro, ele trata-se basicamente de um computador! O aparelho será lançado em dezembro deste ano, infelizmente ainda não disponível no Brasil. Mas já está em pré-venda em suas três versões!
(Via: Kotaku)