Steam Dev Days: Mudanças no Steam Controller, realidade virtual e o fim do Greenlight
Fique por dentro do que rolou no primeiro dia do Steam Dev Days, o evento promovido pela Valve para desenvolvedores de games.
Começou nesta quarta-feira (15) o Steam Dev Days, um evento realizado pela Valve que reúne desenvolvedores e fabricantes de hardware em uma série de apresentações sobre o futuro dos games para PC – além de novidades sobre as Steam Machines e a expansão da sua plataforma digital.
O evento rolou em off, ou seja, sem a presença de jornalistas, mas isso não significa que as notícias mais quentes não tenham encontrado um meio de chegar ao público. Via Twitter e outras redes sociais, os participantes puderam compartilhar um monte de coisas interessantes que foram apresentadas e debatidas neste primeiro dia.
Steam Controller
O Steam Controller mudou. O aparelho não terá mais uma touchscreen como naquele design apresentado no final de 2013. Ao invés dela, foram adicionados controles “tradicionais”: um DPAD e quatro botões estilo ABXY vão acompanhar os círculos de input háptico (por tato) do dispositivo:
Esta versão também não deve ser a final que chegará às lojas ainda neste ano, pois a Valve informou que ainda está processando o feedback dado pelo pessoal que já teve a chance de testar o Steam Controller.
Source 2
O novo motor gráfico da Valve, o Source 2, foi mencionado durante uma apresentação sobre OpenGL. Nenhum grande detalhe sobre ele veio à tona, nada de tech demo ou um novo game anunciado. Apesar disso, é uma das poucas ocasiões em que a empresa falou abertamente sobre sua nova tecnologia.
É só uma questão de tempo até descobrirmos que tipo de coisas impressionantes (ou não) os novos jogos da empresa vão nos trazer.
Realidade Virtual
Alguns participantes tiveram a chance de testar um aparelho de Realidade Virtual que a própria Valve está desenvolvendo. David Hensley, designer de Killing Floor e Red Orchestra, foi um deles e, pelas impressões que ele publicou em seu Twitter, a nova tecnologia é extremamente promissora:
“Na demo do aparelho de RV da Valve no Steam Dev Days, parece que você está em um estado de sonho lúcido, bem parecido com um holodeck”
Hensley comparou o aparelho da Valve com o Oculus Rift (imagem acima):
“Vai ser difícil voltar ao meu Oculus depois de experimentar o demo do RV da Valve. É tipo como jogar um Xbox e depois um Nintendo 8-Bit”
Segundo o desenvolvedor, o protótipo da Valve tem ótima resolução de imagem, latência muito baixa e rastreamento bastante preciso dos movimentos da cabeça do usuário, além de ser possível se movimentar de forma sincronizada nos ambientes real e virtual. Há poucos dias, a empresa lançou o beta do sistema compatível com dispositivos de RV no Steam.
Greenlight
Sabe aquele sistema do Steam onde os usuários podem votar em quais jogos indie querem ver na loja virtual? Aquele que aprovou até games brasileiros criativos pra caramba como Chroma Squad? Pois é, a Valve quer se livrar dele.
O próprio Gabe Newell, fundador da empresa, falou sobre o assunto:
“Nossa meta é fazer o Greenlight ir embora. Não porque ele não é útil, mas porque estamos evoluindo”
A ideia da Valve é tornar os desenvolvedores cada vez mais próximos dos jogadores através do Steam e o Greenlight é apenas uma ponte neste sentido.
Nos próximos anos, basicamente qualquer um poderá vender seu jogo pela plataforma. O que parece ser muito bom, porém, traz um grande problema: com tantos games sendo publicados, a loja tende a ficar cada vez mais entupida e ótimos games podem não ser notados em meio à multidão, ou não vender o suficiente para recompensar de forma justa seus devs.
Para resolver a questão, a empresa tem pensado em diversas soluções, entre elas a de lojas criadas pelos próprios usuários. Logo, você vai escolher quais games merecem ser vendidos e mostrar para os seus amigos quais são os melhores. É uma proposta interessante e que já vem, de certa forma, sendo implementada no Steam, seja através das recomendações ou das análises que os usuários podem fazer sobre os games que compram.
Universo Steam em expansão
Quando a Valve lançou este mote em setembro do ano passado, ela não estava para brincadeira: hoje o Steam conta com um crescimento acelerado no número de contas e games vendidos. A plataforma já conta com 75 milhões de usuários e passará a aceitar 12 novas moedas ainda neste ano (do México à Singapura).
Com o SteamOS e as Steam Machines, aparelhos próprios como o Steam Controller e o dispositivo de RV, foco na comunidade de jogadores e muitos outros novos recursos, o sistema da Valve nunca mais será o mesmo. Vai ser interessante comparar, daqui a uns dois ou três anos, o “pré” e “pós-2014” da empresa.
Nesta quinta-feira (16) acontece a segunda e última rodada de apresentações em Seattle. Quem quiser acompanhar pode ficar de olho na hashtag #SteamDevDays pelo Twitter através da qual certamente teremos mais novidades postadas pelos participantes. O site SteamDB também está mantendo um resumão do evento.
(Via: Twitter, SteamDB)