Steam sofre ataque hacker, dados sigilosos podem ter vazado
Esta semana, hackers voltaram a causar furor no mundo gamer. Depois daquele período traumático em que a PSN ficou fora do ar por algumas semanas, agora o alvo dos hackers foi o Steam, a popular comunidade de PC gamers da Valve.
Na verdade o ataque aconteceu no último domingo, dia 6 de novembro, mas só agora o manda-chuva da Valve, Gabe Newell, resolveu se pronunciar sobre o assunto.
Em mensagem postada na área de fóruns do Steam, Gabe se desculpou pelo incidente, afirmou que a Valve já está trabalhando para reparar os danos e que deve estar com tudo normalizado em breve.
Ao contrário do caso da PSN, o Steam não saiu do ar. O serviço continua funcionando normalmente. Porém, os hackers acessaram um banco de dados que, segundo Newell “continha informações como nomes de usuários, senhas criptografadas, histórico de compras de jogos, endereços de email, endereços de cobrança e informações de cartões de crédito criptografadas”.
Isso quer dizer que alguém pode estar usando seu cartão de crédito indevidamente? Talvez. De acordo com Newell, “não temos provas do uso indevido de cartões de crédito neste momento. No entanto, você deve prestar atenção à sua atividade de cartão de crédito”.
Para ler o comunicado de Newell na íntegra (em inglês), clique aqui. O mesmo comunicado está sendo enviado por e-mail para todos os usuários, via e-mail. Sim, nós recebemos o nosso…
Por hora, o que vale são aquelas recomendações básicas de segurança: altere suas senhas, fique de olho na movimentação do seu cartão de crédito e, caso tenha-o cadastrado no Steam, dê uma segurada nas compras… sabemos que isso é difícil em pleno dia de lançamento de Skyrim, mas tente!
No mais, pode continuar jogando sem problemas, pois a única área que permanece fora do ar são os fóruns