Arkade Speed – Stock Car completa 40 anos com boas expectativas para o futuro, incluindo os games
A maior categoria de esporte a motor do Brasil terminou no último domingo (15) a sua temporada comemorativa de 40 anos. E, para os próximos anos, as expectativas são muito boas. Enquanto Daniel Serra comemora seu tricampeonato, a categoria anuncia novidades, como a chegada da Toyota, e avalia sua primeira investida no mundo dos eSports.
Na pista, uma ótima corrida animou a manhã de domingo em Interlagos. Estive presente pra conferir a grande final, com seis pilotos disputando o título. Daniel Serra, o grande favorito para a prova, correu com o regulamento debaixo do braço. Bastava chegar em quinto e era campeão. Largou em sexto, e ficou assim até a parada obrigatória.
Enquanto isso, Thiago Camilo perseguia Marcos Gomes a todo custo, para tirar dele a primeira posição e tentar algo mais concreto quanto a título. Mas, nas paradas dos pilotos, tudo mudou. Camilo assumiu a liderança, mas Serra, que não abasteceu, pulou para terceiro. Só não terminou a corrida em terceiro porque Felipe Fraga, na última volta, deu passagem para Serra garantir o segundo lugar e o tricampeonato.
“Dos três campeonatos que conqustei, esse foi de longe o mais difícil. Não tive o melhor carro, então tivemos de saber jogar e fizemos isso bem. Na maioria das vezes tínhamos estratégias perfeitas e carros bons – só tive um problema no ano, o que mostra o valor da equipe. Nos momentos mais difíceis a gente seguiu trabalhando e agora podemos celebrar essa conquista”, celebrou o mais novo tricampeão, que também faturou em 2019 as 24 Horas de Le Mans.
O evento em si, segue recheado de atrações. Fãs podem acessar, mediante ingressos específicos, vários lugares do autódromo. E era possível ver em um dos boxes, o Automobilista rodando em um cockpit especial. O que nos faz imaginar boas opções, usando os locais de corrida, para encaixar o eSports. Pois o jogo tem o essencial para isso: uma categoria consolidada, e um ótimo jogo que o representa.
A entrada da Stock Car nos eSports
Para promover a Corrida do Milhão, que aconteceu em agosto, houve a E-Stock, em uma iniciativa que uniu a Stock Car com a Reiza Studios, a desenvolvedora do simulador Automobilista, que conta com carros e pistas da categoria.
Jogadores do game participaram de uma classificatória, com os dez mais rápidos participando da prova final. A final contou com 5.500 espectadores, um número interessante para um evento festivo, sem grandes proporções. Houveram sugestões como uma atenção maior da Reiza com detalhes, para um possível universo competitivo da Stock Car. Colocando, por exemplo, informações dos pushs disponíveis para cada jogador.
Bruno Fernandes venceu a prova, e levou um Cockpit P1 Extreme. E os dez melhores pilotos classificados ganharam um ingresso Grid Experience para uma das etapas restantes da temporada. No geral, o evento foi uma ótima oportunidade para a Reiza e a Stock Car avaliarem a possibilidade de trabalharem juntas em 2020 com um torneio oficial. Seguindo os moldes da F1 com a sua Esport Series, é possível promover um torneio de grande qualidade, trazendo pilotos virtuais em provas que podem ser tão intensas quanto as da “vida real”.
E, para comemorar a próxima temporada, com seus novos carros, a Reiza já apresentou um trailer muito interessante do seu Automobilista 2, que chega em março de 2020 e seguirá com os carros da Stock Car:
A temporada 2020, que terá mudanças no grid e nos carros, também terá a volta da Corrida de Duplas, que será a primeira prova do ano, e que acontecerá no dia 29 de março. Resta acompanhar, agora, como será a temporada de 41 anos da Stock Car e, se com o Automobilista 2, o eSport terá lugar na maior categoria de esporte a motor do Brasil.