Super Campeões volta com Oliver Tsubasa em um novo anime para 2018
Capitain Tsubasa, ou para nós, Super Campeões, retorna em 2018 com um novo anime. Ele estreia em abril do ano que vem e contará novamente a história de Oliver Tsubasa, Carlos Santana, Kojiro Hyuga e todos os outros jogadores que faziam jogadas impressionantes e levavam o Japão para os grandes campeonatos, além de valorizar o futebol brasileiro, já que Oliver joga no São Paulo em alguns episódios.
A história é a mesma de todos os outros animes. O primeiro anime chegou em 1983, com 128 episódios e bem fiel ao mangá de 1981. Depois, em 1994, uma nova série foi produzida, desta vez contando a história de uma forma mais resumida, com 47 episódios; Capitain Tsubasa J (World Youth) foi a série que nós conhecemos na Manchete, em 1997, com o nome de Super Campeões. A série foi ao ar em uma época difícil para os japoneses, que foram desclassificados da Copa dos EUA em 1994 nos acréscimos ao levarem o empate da seleção do Iraque. O episódio ficou conhecido como a Agonia de Doha.
Já em 2002, uma nova série foi produzida, para celebrar a Copa do Mundo de 2002, que foi realizada no Japão e na Coreia do Sul. Aqui, além de mais um remake, o anime mostra a passagem de Oliver pelo Brasil, e depois na Espanha, quando vai jogar no Barcelona. Esta série foi exibida na Rede TV. E, por fim, a série de 2018, que também terá foco na vida do jogador de futebol mais querido do Japão, terá direção de Toshiyuki Kato, que já dirigiu episódios de JoJo’s Bizarre Adventure, e animação do estúdio David Producitions, que já trabalhou com Monster Hunter Stories.
A série foi produzida, tanto em anime e mangá, para incentivar a prática do futebol no Japão. Com a popularidade do esporte, mais investimentos no país como a criação de uma liga própria, a J-League, o país conquistou sua primeira vaga em uma Copa do Mundo em 1998 e, desde então, participa de todas as Copas do Mundo e é uma potência asiática.