Super Mario Bros. 3 é zerado em apenas dois segundos durante speedrun
Em um dos momentos mais surpreendentes na Summer Games Dones Quick, uma speedrun de Super Mario Bros. 3 quase que terminou antes mesmo de começar. Confira o vídeo e saiba como foi realizado.
Semana passada tivemos o Summer Games Done Quick, o segundo evento anual realizado pela organização da Games Done Quick em prol da caridade, nesta ocasião para os Médicos Sem Fronteiras, reunindo a comunidade de speedrunners em uma maratona para terminar os jogos das maneiras mais rápidas e insanas possíveis. E desta vez não foi diferente.
Em um dos dias do evento no bloco de TAS, aconteceu o feito de terminarem Super Mario Bros. 3 em dois segundos, com a tela do jogo aparecendo e a tela de créditos subindo logo depois em um piscar de olhos. Mas afinal, o que aconteceu?
https://youtu.be/eEc3lem7jPE
TAS é uma sigla para Tool-assisted speedrun, ou seja, speedruns que recebem auxilio de ferramentas que compensam a limitação humana e ajudam a “quebrar” o jogo ao favor do speedrunner para que ele possa terminar em um tempo mais rápido ainda. Em Super Mario Bros. 3 foi a descoberta de um glitch baseado na quantidade de vezes que os botões do controle são pressionados em um segundo, sendo que o sistema quebra quando o botão é pressionado seis mil vezes, jogando o speedrunner diretamente para a tela de créditos.
O glitch foi explorado por ais523, que descobriu o erro após entender mais sobre este conflito no controle de NES. Outro usuário chamado total_ conseguiu implementar o glitch em Super Mario Bros. 3 para fazer com que o jogo pulasse para a tela de créditos como uma resposta ao erro. Agora só faltava alguém – ou melhor, algo – que conseguisse pressionar os botões do NES nesta velocidade.
Eis que entra o TASBot, uma ferramenta criada por dwangoAC, que reprograma comandos de acordo a sua vontade, neste caso os seis mil inputs por segundo para ativar o glitch. E com a união de todas esses speedrunners e ferramentas, temos a speedrun de TAS de Super Mario Bros. 3 mais rápida até o momento
Você pode assistir todas speedruns que rolaram na Summer Games Done Quick no canal do YouTube, e saber mais sobre a organização no site oficial.
(Via: Kotaku)