Super Mario Bros. O Filme leva você para uma aventura competente, leve e divertida
Após muito hype e uma série de adiamentos, o tão aguardado filme de Super Mario chegou aos cinemas. Prova de que o filme foi muito esperado está no fato de que qualquer trailer sobre o longa era esperado com muita expectativa por muitos fãs. Na BGS 2022, por exemplo, a apresentação do trailer no estande da Nintendo fez muito sucesso.
E tais expectativas vinham com a esperança de que o filme “ignorasse o passado”, e trouxesse algo dentro do que já vemos em jogos recentes, já que quando ouvimos falar sobre um filme do nosso bigodudo favorito, o que esperamos é algo divertido, dinâmico e cheio de referências. E Super Mario Bros. O Filme está recheado de tudo isso.
Na trama, já é possível ver que boas ideias foram utilizadas para usar o que Mario e seu universo tem de melhor. O protagonista, com seu irmão Luigi estão buscando novas estratégias para alavancar o seu negócio no ramo de encanadores quando, sem querer, são sugados por um cano para um mundo completamente diferente. Enquanto Luigi cai nas terras sombrias dominadas por seres assustadores, Mario aterrisa no Reino Cogumelo, que se prepara para enfrentar a ameaça de Bowser. Mario então se junta a Princesa Peach e Toad em uma jornada para salvar Luigi e impedir que Bowser destrua o Reino Cogumelo.
A história é simples, como deveria ser, mas é preenchida por momentos divertidos, humor leve, uma boa aventura e muitas referências. Quem já conhece o universo de Mario vai encontrar vários Easter Eggs escondidos e se divertir procurando todas as referências. Vemos, por exemplo, momentos que remetem a jogos clássicos como a era de Jump Man nos arcades, com o eterno Donkey Kong arremessando barris, Luigi enfrentando seus medos com uma lanterna, assim como em Luigi’s Mansion, e muito mais.
Já a dublagem (vi o filme dublado em nosso português) está sensacional. Como um filme que tem as famílias como alvo principal, um bom trabalho de dublagem se fazia essencial para que as crianças também pudessem se divertir, e acertaram em cheio. Mesmo os adultos, até os “mais chatos” quanto a esse assunto, podem curtir o filme dublado, pois a direção guiou as vozes para algo mais baseado nos antigos desenhos animados, e funcionou muito bem.
Talvez esta era a simplicidade que o fã de Mario queria em uma representação cinematográfica. Diferente do passado, onde existia a ideia de “inventar” coisas para as telonas que praticamente descaracterizaram o produto original, desta vez a direção foi para um caminho mais simples: a de usar as referências do game e apostar em uma história leve, assim como a de todos os games com o bigodudo. Além disso, há o clássico desenho animado dos anos 80, que em muito ajuda a obra a manter a sua simplicidade, mas com bom humor e boas sacadas.
Porém, o filme não apela sempre para a nostalgia, e consegue trazer um frescor com uma roupagem totalmente moderna. Mesmo quem conhece pouco a história dos jogos também vai conseguir se envolver na trama e se apaixonar pelos personagens. A diversão das crianças está garantida com uma história fluída e que vai direto ao ponto, com cenas de aventura e humor bem amarradas.
De forma geral, gostei muito do que vi. Fui ao cinema esperando exatamente o que foi entregue: um filme leve e divertido. Não esperava algo mais profundo, e é esta simplicidade, exatamente como a dos jogos de Mario, que faz o filme ser competente e divertido como é.
Agora nos resta torcer para que essa seja uma nova fase na história de Mario, Luigi e seus amigos, com novos filmes e muitas aventuras, pois esse universo é vasto e cheio de coisas legais para explorar. Embora o próprio Miyamoto já tenha dito que devemos apenas curtir o filme atual, sem esperar por coisas novas em um futuro próximo, sabemos muito bem que um grande sucesso de bilheteria é o sinal verde para que outros projetos possam seguir trazendo alegria e bons momentos com nossos amigos de chapéu vermelho e verde.