Que tal revisitar jogos de luta clássicos, dessa vez no estilo beat em up?
Hora de conferir a bagunça mais interessante da história dos jogos de luta! Vem com a gente ver incríveis jogos de luta virando beat’n ups.
Se você é um fã de jogos de luta 2D, então muito provavelmente você curte Fatal Fury, Street Fighter Alpha e Fatal Fury, certo? Mas você já imaginou esses jogos no estilo beat ‘em up, mais conhecido como “briga de rua”, no melhor estilo Street of Rage, onde os personagens que antes só lutavam no mano a mano, agora enfrentam dúzias de inimigos além de um chefão no final das mais diversas fases?
Pois um grupo de fãs italianos chamado S.E.E.P. resolveu colocar essa idéia na prática e aproveitou para dar uma repaginada nos grandes clássicos dos jogos de luta, criando novas tramas e aventuras usando o OpenBOR, uma engine parecida com o MUGEN, mas que permite criar jogos no estilo beat ‘em up.
O resultado é muito interessante: além de adicionar elementos como uma história mais interessante — ou uma boa desculpa pra brigar rolar solta –, há também pequenos crossovers e jogos que ligam um game a outro ou que contam o outro lado da moeda. Confira só alguns exemplos:
Fighting Street
O primeiro e cult Street Fighter dessa vez virou um baita jogo variado: além de ser na maioria das vezes uma briga de rua onde Ryu e Ken descem a pancada em diversos inimigos, o game também se divide em fases plataforma e conta com as lutas um contra um. Pra ficar melhor, Fighting Street ainda conta com participação dos personagens de Final Fight (que originalmente seria a continuação do primeiro Street, você sabia?).
O jogo ainda tem uma versão chamada Hack Boss, em que você entra na pele de ninguém menos que Sagat, o chefão final, enfrentando uma horda de lutadores até chegar a Ryu e Ken.
Final Fight Alpha
Apesar de Final Fight já ter nascido como um beat ‘em up, aqui as coisas mudam um pouco: começando pela história, que conta o que estava acontecendo com nossos heróis de Metro City durante os eventos de Street Fighter Alpha, o jogo ainda tem o encontro de novos ajudantes na jornada dos mocinhos, Chun-Li, Cammy e Guile, além de outros personagens desbloqueáveis, e sprites baseados na franquia Alpha.
https://www.youtube.com/watch?v=Pm3ndv1Tyk0&feature=player_embedded
Fatal Fury Final
Nesta, que é a produção mais recente do grupo, o eterno trio, Terry, Andy e Joe, ganha uma nova aventura para enfrentar o malígno Geese Howard. O jogo serve como um remake direto do primeiro jogo da série e contém modos de jogo bem variados, como um Story Mode — que inclui até cutscenes (!!!) — e um King of Fighters Mode, em que dois lutadores se enfrentam até a morte, entre outros. O jogo ainda possui personagens desbloqueáveis e todos eles permitem usar seus poderes especiais com os mesmos comandos da versão original dos arcades.
P.O.W. 20th Anniversary
Dessa vez, assim como no caso de Final Fight Alpha, temos outro beat ‘em up repaginado. P.O.W., também conhecido como Prisoners of War, é um antigo jogo de pancadaria da SNK lançado no final da década de 80. Dessa vez, o jogo recebeu também um remake direto, mas usando sprites de outro jogo de luta: The King of Fighters. Vale a pena ver que o jogo ainda conta com participações “especiais”, como de bizarros monstros de King of Monsters.
https://www.youtube.com/watch?v=xsSWrBJGKC4&feature=player_embedded
Ikari Warriors 2010
Outro remake, dessa vez a continuação direta de P.O.W. 20th Anniversary, Ikari Warriors conta a história de origem da dupla de militares da SNK, Ralf e Clark, em suas aventuras violentas durante a guerra. O game conta com sprites de The King of Fighters, obviamente, transformando o antigo shoot ‘em up em uma prazerosa pancadaria. Ainda conta com a participação de Leona, a clássica lutadora de cabelos azuis como terceiro personagem jogável e participações especiais de outros jogos.
https://www.youtube.com/watch?v=X7iDWsu_6kk&feature=player_embedded
Você pode baixar e conferir outros projetos direto pelo site do grupo S.E.E.P., que ainda envolvem RPG Maker e MUGEN. Com certeza, um belo trabalho de fã para fã, ótimo para suprir a falta de novidades com relação aos jogos originais, não acha?
(Via: S.E.E.P.)