Tem gente no Japão afirmando que o novo console da Nintendo será Android
Junho chegou e com ele, várias especulações pré-E3. Uma delas vem falando sobre a Nintendo e seu novo console, que segundo uma publicação japonesa, terá o Android como sistema operacional.
O ano de 2015 está sendo decisivo para a Big N. Grandes decisões precisam ser tomadas em Quioto, depois dos inúmeros problemas que o Wii U sofreu, envolvendo baixas vendas, debandada das third parties e alguns fracassos do calibre de Sonic Boom.
Para virar o jogo e resgatar um pouco da época de ouro da companhia, já sabemos que a Nintendo irá atacar o universo dos jogos móveis e que estão desenvolvendo um novo sistema. Sobre os jogos para smartphones e tablets, apesar de sabermos pouco, já temos a certeza de que todas as propriedades intelectuais, que envolvem Mario, Zelda, Metroid e muitos outros, poderão pintar nas App Stores e Google Plays da vida em breve.
Porém algo vem ganhando força no Japão: o fato do novo console, que por enquanto é chamado de Nintendo NX, ter o Android como seu sistema operacional. O artigo veio do jornal japonês Nikkei (e foi divulgado pelo pessoal do NeoGaf) e afirma que a decisão foi tomada após a Nintendo ver jogos para o console sendo cancelados e desenvolvedoras indo embora (e reclamando do Wii U).
A publicação diz que o Android garantiria a flexibilidade que traria desenvolvedores de volta para os consoles Nintendo, além de ser a ponte fundamental para os jogos móveis que estão chegando. Vale lembrar que o conceito do NX envolve um ecossistema envolvendo console, smartphone e PC.
E baseando no conceito do Wii U, também é bastante forte a ideia sobre um console híbrido entre caseiro e portátil. Se observarmos o que fazem com Android por aí, tudo isso é possível, já que o Ouya é uma realidade, a Razer tem o seu console que faz streaming do PC na sua sala, o Shield também está aí e o que não falta são “PCs portáteis” xing-ling sendo vendidos na Santa Ifigênia (“paraíso” da tecnologia em São Paulo).
Mas vamos reforçar: embora tenha sido uma matéria publicada no Japão e segundo a própria, conta até com uma fonte de dentro da Nintendo, tudo até o momento deve ser encarado como especulação. A Nintendo irá se pronunciar na E3 no dia 16 de junho e teremos muita coisa sendo esclarecida.
Só que, enquanto o dia 16 não chega, vamos lá: o que seria a Nintendo abrindo mão de seu “conservadorismo” exagerado, adotando um sistema que é o extremo oposto de sua posição nos últimos anos? Na sua opinião, é possível ver a Nintendo sendo “desbloqueada” desta forma?