Tendências da moda no universo dos games
A indústria de games é uma ampla categoria de investimento que se tornou um dos segmentos do entretenimento de crescimento mais rápido do mundo. De acordo com um relatório publicado pela Accenture, em abril de 2021, o valor da indústria global de jogos ultrapassa US $ 300 bilhões, mais do que as indústrias de cinema e música juntas. E é seguro dizer que o mercado está em franco crescimento.
Curiosamente, essa evolução frenética no universo dos games não alcançou sucesso apenas entre as novas gerações – o público mais maduro também absorveu esse tipo de entretenimento no seu dia a dia. Atualmente, eSports, apostas esportivas e demais categorias de jogos online fazem parte do lazer e dos costumes de grande parte das pessoas de qualquer idade. Se você gosta de jogos de cassino, por exemplo, e quer vivenciar as melhores experiências online, veja na página e saiba mais.
Não são apenas as pessoas sentadas em casa em seus dispositivos que estão impulsionando o crescimento do setor de games. Junto à indústria de jogos e esportes eletrônicos surge uma gama de inovações tecnológicas impressionantes que acabam se tornam tendência entre os jogadores e movimentando ainda mais este mercado bilionário – e as marcas de roupas não ficaram fora disso.
Os caminhos futuristas da moda
As roupas virtuais evoluíram muito desde os tênis vermelhos usados por ‘Sonic the Hedgehog’ no game de 1991. Em breve, uma nova geração de gamers viverá vidas virtuais no metaverso do jogo – um espaço virtual coletivo compartilhado – onde jogam, saem com os amigos, passeiam e, cada vez mais, precisam de roupas estilosas.
Aclamado como o sucessor da Internet, o metaverso é um espaço inteiramente digital, habitado por avatares digitais, que muitos veem como a plataforma de escolha em um futuro muito próximo. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está focado em ajudar a “dar vida ao metaverso”, explicando que “de muitas maneiras, o metaverso é a expressão máxima da tecnologia social”.
Com cerca de 2,5 bilhões de gamers, que gastaram um total de US $ 100 bilhões em bens virtuais antes da pandemia, não é de se admirar que as empresas, inclusive as grandes casas de moda, estejam ansiosas para se envolver neste universo.
Apenas para se ter uma ideia do patamar em que se encontra o universo fashion digital, a última edição da Vogue Singapore foi inteiramente dedicada a este novo mundo e convocou designers para criar peças únicas inspiradas no mundo online.
Digital Couture: grandes marcas estão competindo para vestir avatares online
A grife italiana Dolce & Gabbana lançou em agosto deste ano sua primeira coleção NFT (non-fungible token), chamada ‘Collezione Genesi’. Composta por nove peças, quatro são totalmente digitais, enquanto as outras cinco – dois vestidos, um terno masculino e duas coroas – têm iterações físicas e digitais.
A Louis Vuitton, por sua vez, comemorou o 200º aniversário de seu fundador homônimo com o lançamento de seu segundo game intitulado ‘Louis: The Game’ (o primeiro foi um game de estilo retro de Virgil Abloh, em 2019). O jogo tem cerca de 30 NFTs para colecionadores.
Em março deste ano, a Gucci lançou tênis virtuais, permitindo aos usuários vestir o Neon Tênis da marca apenas nas redes sociais, pagando entre US $ 9 e US $ 12. Enquanto isso, uma versão digital da bolsa Dionysus, da Gucci, foi recentemente vendida no site de jogos Roblox por US $ 4.115, mais do que o preço de uma versão física.
O jogo recém-lançado Decentraland permite aos usuários fazer e vender suas próprias roupas, gerando uma onda de trajes novos e incomuns no mercado virtual. Um usuário, Hiroto Kai, ofereceu casacos inspirados em quimonos digitais por US $ 140 cada e ganhou cerca de US $ 20.000 em três semanas.
A Auroboros, startup britânica de costura digital, lançou o que chama de “Biomimicry Digital Collection” uma coleção que permite aos usuários comprar looks para usar no Snapchat. Os compradores enviam uma imagem de si mesmos, para a qual é adicionado um traje digital. Essa imagem pode ser carregada no Snapchat por meio de um filtro. Como um sinal da seriedade com que a indústria da moda está levando os designs virtuais, a Auroboros também faz parte da London Fashion Week.