Testamos: O Roku Express 4K segue com os bons recursos, mas agora com melhor definição
Seja para TVs antigas, que não possuem mais acesso aos serviços mais recentes, seja para quem possui TVs recentes, mas com sistemas operacionais limitados, ou seja para quem tem uma boa TV, mas quer recursos adicionais, os dongles sempre contam com espaço em um mercado cheio de possibilidades.
No Brasil, temos marcas conhecidas, como a Amazon Fire TV, o Chromecast do Google e a Roku, que está no Brasil há algum tempo, com o seu dongle e presença de seu sistema em TVs de marcas como a AOC ou a Philco. Mas recentemente, a marca trouxe mais uma opção para o público, que é o Roku Express 4K.
A Roku nos mandou um dispositivo para conhecer e testar, e desde já agradecemos a confiança pelo envio e produção deste conteúdo.
A ideia da fabricante é simples: a de trazer um produto pequeno, direto ao ponto e com algumas facilidades para quem quiser explorar mais. Basicamente, o dispositivo 4K é o mesmo da versão em 1080p, com a devida melhoria na resolução. Com sua proposta de “canais”, possui quase que todos os serviços de streaming atuais e pode ser comandado por controle remoto, pelo celular ou pela Alexa.
Começando pelo dispositivo em si, ele é realmente muito discreto e pequeno. Ele vai se encaixar perfeitamente em qualquer lugar, já que as TVs atuais permitem que o aparelhinho fique embaixo delas ou encaixado em qualquer lugar que seja bom pra você. Tem linhas básicas, mas elegante, com uma pequena luz que indica que está em funcionamento ou é acionado.
O controle também é pequeno e prático, trazendo botões de home, de voltar, as setas direcionais mais o OK, bot˜oes de comando e mais quatro de acesso direto a Netflix, Disney+, Globoplay e Apple TV+. Se você preferir, não precisa usar o controle, baixando o aplicativo e comandando o aparelho a partir dele.
Inclusive, não é preciso “navegar” com teclas virtuais, já que você pode abrir aplicativos de forma direta, como se estivesse em seu celular. Falando em smartphone, o app também traz uma conveniente função que permite que você assista ao conteúdo com o seu fone de ouvido conectado no celular, seja ele qual for. Para momentos de silêncio, é uma solução prática e direta.
O aparelhinho traz apenas uma conexão HDMI e uma porta USB, que garante que o aparelho seja alimentado apenas pela USB da própria televisão, sem a necessidade de uma tomada extra.
Ligado o aparelho, o que você vai notar, logo de cara, é a praticidade. Como a Roku opera com “canais” e não com aplicativos, é tudo muito simples, sem exigir nada mais do que achar o seu “canal”, baixá-lo em segundos, logar (se usar o app não precisa digitar com as setas do controle) e assistir. Outra praticidade também se encontra na busca, já que o Roku busca para você o conteúdo de forma direta, sem precisar procurar dentro de cada aplicativo.
Exemplo: você quer assistir Stranger Things. E não sabe (eu já disse que é só um exemplo) que a série está na Netflix. Assim, ao digitar o nome da série na busca, o sistema vai te entregar a série, com conexão direta à Netflix, pra assistir. Em casos de filmes disponíveis para aluguel, você vê na hora se o filme está disponível no Prime Video, Apple TV ou mais.
A busca é tão boa, que você pode procurar o conteúdo apenas com o nome do ator, diretor ou roteirista envolvido com a produção. Uma vez escolhido o conteúdo, é sentar e assistir em até 4K, já que é pra isso que você adquiriu este dongle. Ele entrega conteúdo em HDR10, HDR10+ e HLG, que envolve diversas produções atuais, mas senti falta tanto do Dolby Vision, quanto do Dolby Atmos. De qualquer forma, quem não se interessa tanto por estes recursos tem sim uma entrega muito competente de áudio e vídeo.
Para complementar a experiência, não há bluetooth no aparelho, sendo preciso usar o app para ligar um fone de ouvido nele, que pode ser um sem fio. E há uma boa conectividade com o Air Play, conectando a tela de seu Mac ou dispositivo iOS de forma simples. Essa solução, por exemplo, resolve algumas pequenas, mais importantes ausências no dispositivo: a Twitch e a Star+.
Sim, não há Star+ no Roku, mesmo com o Disney+ disponível, com direito a botão de atalho no controle remoto. Não se sabe o motivo da ausência, mas suponho que sejam questões contratuais. De qualquer forma, há tutoriais ensinando “gambiarras” para o acesso, mas sempre levando em conta o espalhamento de tela. Mas, se não tem Star+, o dispositivo conta com quase todos os outros, como Amazon Prime Video, Apple TV+, Disney+, Paramount+, Pluto TV, Netflix, Globoplay, Deezer, Spotify, HBO Max, Apple Music e tantos outros.
De qualquer forma, no Roku 4K Express você vai ter, para dar conta da entrega de conteúdo melhor processador melhor em relação ao dispositivo de 1080p e rede Wi-Fi de 5 GHz. Em todos os conteúdos assistidos, o desempenho foi entregue com qualidade, sem problemas, o que inclui aplicativos de áudio, como o Spotify ou o Apple Music.
O Roku TV tem várias vantagens, que podem ser consideradas na hora da busca pelo seu dongle para a sua TV. Dentre as principais, eu destaco a simplicidade do aplicativo, que o torna muito útil para pessoas com mais limitações em relação à tecnologia, e o seu poderoso motor de busca, no qual você pode encontrar o filme ou série que quer assistir, apenas pelo nome de alguém envolvido com a produção.
Há algumas faltas sentidas por aqui, como a ausência de Dolby Vision e Dolby Atmos, e do Star+. Gosto de ver filmes nesta qualidade e também gosto de ver, vez ou outra, um episódio dos Simpsons, então foram faltas sentidas por mim, mas talvez não para você.
No geral, temos aqui um ótimo dispositivo, que entrega conteúdo 4K de forma simples e prática. A simplicidade alcançada pela Roku é digna de elogios, e as qualidades superam as ausências. O preço também vale nota, pois estamos falando de um dispositivo em 4K que custa cerca de R$ 300. E, por isso, trata-se de uma ótima opção disponível atualmente, para quem quer dar o devido upgrade na sua TV, mas com muita qualidade.
Você pode comprar a Roku Express 4K na Amazon, com frete gratuito Prime pelo valor de R$ 299.