The Great Giana Sisters: a cópia de Super Mario Bros. que virou cult

23 de julho de 2011

The Great Giana Sisters: a cópia de Super Mario Bros. que virou cult

“Nada se cria tudo se copia” é uma máxima que o mundo dos games abraça sem medo de ser feliz. Já cansamos de ver cópias ou homenagens de games famosos, havendo inclusive alguns muitos bons. Agora você vai conhecer The Great Giana Sisters, a cópia de Super Mario Bros. mais descarada já produzida.

Lançado em 1987 pela Time Warp Productions, este game não homenageava Super Mario Bros. Ele era Super Mario Bros., com uma diferença aqui e ali para não deixar a coisa tão escancarada.

A famosa dupla de encanadores bigodudos foi substituída por uma estranha dupla de irmãs. As tartarugas deram lugar à corujas e as moedas viraram pequenos cristais. Confira abaixo um vídeo speed run do game:

É claro que a Nintendo não deixou isso barato, e logo botou pressão na distribuidora – uma empresa chamada Rainbow Arts. – que logo tirou as cópias do game das prateleiras. Ainda assim, o estrago já estava feito, pois cópias do game foram vendidas para Commodore 64, Amiga, Amstrad PC, MSX e Atari ST.

Apesar de ser uma cópia, The Great Giana Sisters alcançou com o tempo o status de game cult, pois pouca gente o jogou, e quem jogou, aprovou. Quem diria que por baixo da cópia barata de Super Mario havia um game com boa jogabilidade, desafio e trilha sonora!

Ironicamente, mais de 20 anos após seu conturbado lançamento original, as irmãs Giana ganharam um remake para o Nintendo DS, pelas mãos das empresas Spellbound InteractiveDTP Entertainment. A nova versão contava com um visual totalmente novo, que disfarçou bastante as “semelhanças” com Super Mario Bros.olha só:

Apesar da canastrice, pode se dizer que The Great Giana Sisters foi uma cópia que deu (quase) certo. Você lembra de alguma outra cópia bizarra de Super Mario que valha a pena ser comentada?

(Via: Kotaku)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais