TikTok vai introduzir ferramenta para limitar acesso de crianças para 60 minutos diários
Em meio a reclamações e polêmicas envolvendo o uso exagerado de celulares e aplicativos em geral por parte das crianças, o TikTok anunciou um recurso que promete limitar a utilização diária de crianças e adolescentes com menos de 18 anos para 60 minutos diários. Os responsáveis também poderão definir o tempo através do dia da semana e monitorar o tempo de utilização.
Também será oferecido um painel que resumirá o tempo gasto na plataforma, assim como a possibilidade de silenciar as notificações em intervalos de tempo específicos. Com o recurso ativado, quando os 60 minutos forem atingidos, os usuários menores de 18 anos deverão entrar com um código de acesso, oferecido ao responsável, para continuar o uso.
“A plataforma de entretenimento acredita que as experiências digitais devem trazer alegria e desempenhar um papel positivo na forma como as pessoas se expressam, descobrem ideias e se conectam. O TikTok está a melhorar os nossos controlos de tempo no ecrã, fornecendo mais opções personalizadas, introduzindo novas configurações padrão para contas de adolescentes e expandindo o Acompanhamento Familiar com mais controlos parentais”, disse a plataforma.
O TikTok também explicou que a decisão do limite de tempo contou com informações do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston. Houve uma investigação acadêmica sobre o uso de crianças nos smartphones, para chegar ao consenso dos 60 minutos. A plataforma entende que não há o consenso ideal sobre o tempo considerado “exagerado”, o que inclui não só o conteúdo, mas o tempo em tela, mas foi explicado que há o reconhecimento de que os adolescentes precisam de um apoio extra quando exploram o mundo online de forma independente.
“Estas funcionalidades fortalecem as robustas configurações de segurança já existentes para contas de adolescentes. Por exemplo, para idades compreendidas entre os 13-15 anos as contas são privadas por defeito, permitindo aos adolescentes fazer escolhas informadas sobre o que pretendem partilhar, quando, e com quem. As mensagens diretas só estão disponíveis para criadores com 16 ou mais anos de idade e, para abrir uma live, os membros da comunidade devem ter pelo menos 18 anos”, conclui.