Tomb Raider de 1996 ganha port não-oficial para Game Boy Advance

19 de janeiro de 2022
Tomb Raider de 1996 ganha port não-oficial para Game Boy Advance

Tomb Raider foi lançado em 1996 para Playstation, Saturn e PC. E desde então, apresentou uma grande heroína, que se tornaria uma das personagens mais famosas dos games: Lara Croft. O game ganharia sequências para a geração 32-bits, avançaria na geração seguinte, até ganhar um reboot, com a última trilogia já lançada.

O primeiro Tomb Raider chegou a ganhar, com o passar dos anos, um remake (o Tomb Raider: Anniversary), além de versões para dispositivos móveis. Mas no início de 2022, foi apresentada uma versão não-oficial rodando em um aparelho bem interessante: o Game Boy Advance.

O portátil da Nintendo era capaz de rodar games em 3D, embora a maioria dos jogos usava das duas dimensões, sendo entendido por muita gente como um “Super Nintendo de bolso”, inclusive devido aos vários relançamentos de 16-bits que chegaram ao portátil.

De qualquer forma, o GBA enfim ganhou uma versão do primeiro Tomb Raider, embora possua em sua biblioteca versões adaptadas de outros jogos da série. Feito por Timur ‘XProger’ Gagiev, o projeto contou com engenharia reversa, para adaptar a primeira aventura de Lara no portátil.

Paul Douglas, co-criador de Tomb Raider, compartilhou o projeto em seu Twitter, elogiando o resultado. “Alguém me belisque, pois estou definitivamente sonhando”, disse.

O game foi entregue como uma ROM do GBA, bastando apenas um emulador, um portátil com emulação, ou um cartucho Everdrive, para rodar no aparelho original. Veja só como ficou o resultado no vídeo abaixo:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais