Top 10: Jogos mais difíceis da história dos games
5. Kid Chameleon (Mega Drive)
http://www.youtube.com/watch?v=oZr0m2Gn1zE
Kid Chameleon apresenta uma dificuldade oscilante: as fases variam entre fáceis, médias, difíceis e insuportáveis, não necessariamente nesta ordem. da ser curtas ou extensas. mas o principal fator hardcore deste título está no absurdo número de fases: são mais de 100, que se subdividem em outras centenas de áreas variadas. Considerando que nesta época não havia a possibilidade salvar os jogos – e o game sequer utilizava passwords, terminar Kid Chameleon foi uma tarefa que poucos gamers conseguiram completar.
4. Ninja Gaiden
Se você pegou a nova leva de jogos do Ninja Gaiden e achou-os difíceis, é porque não pegou os primórdios da série, que começou nos 8 bits. Não que os games de hoje em dia sejam fáceis – muito pelo contrário – mas como quase todo game de ação 2D, as primeiras aventuras de Ryu Hayabusa viraram sinônimos de dificuldade. O terceiro game elevava isso ao cúmulo, pois não haviam continues! Há uma tênue linha que separa a perseverança da loucura, e Ninja Gaiden é uma série que está sempre desafiando este limite.
3. Ghouls n’ Ghosts (NES)
Ghouls n’ Ghosts é um jogo de plataforma realizado pela Capcom. É a sequência do jogo Ghosts n’ Goblins e predecessor de Super Ghouls n’ Ghosts (SNES). O game colocava o inabalável cavaleiro Sir Arthur em mais uma missão de resgate, tendo de passar por dezenas de fases insanamente difíceis, podendo a qualquer momento tomar um golpe e acabar só de cuequinha. O clássico Ghosts n’Goblins foi homenageado na sessão clássicos da revista Arkade número 24.
2. Contra (NES)
http://www.youtube.com/watch?v=UAE6a2JuGWI
Outro clássico do NES, esta criação da Konami redefiniu os jogos de ação, e foi um dos principais precursores dos shooters 2D. Apesar de toda sua importância histórica, é fato que o jogo é tão lembrado por sua dificuldade quanto pelo seu status de clássico. Quem jogou Contra certamente lembra da raiva acumulada nos momentos onde sua última vida se esvaía no final de uma fase, o que o obrigava a percorrer toda a fase novamente!
1. Battletoads (NES)
O primeiro jogo da série Battletoads, lançado em 1991, é um jogo de ação da Rare para vários consoles, incluindo o NES. Battletoads é desafiante ao extremo, pois mescla fases de pancadaria, chefes que precisam de certa estratégia para serem derrubados, e alguns níveis em alta velocidade, onde diversos obstáculos aparecem pela pista e os reflexos do jogador são testados. Muitas destas fases acabavam sendo resolvidas na tentativa e erro, pois era bem mais fácil memorizar o percurso do que depender exclusivamente das habilidades no controle.
Quem achou que esta lista está muito amparada em games antigos, deve lembrar que os games das gerações passadas eram de fato mais difíceis. Claro que boa parte desta dificuldade vinha da ausência de saves, checkpoints e coisas do gênero, mas mesmo assim a escassez de recursos gráficos deixava o foco na jogabilidade, que testava a perícia do jogador.
Esta lista foi feita em uma parceria da equipe Arkade com os colaboradores, e com os leitores que enviaram sugestões via Twitter. Se você sentiu falta de algum game que tirou seu sono, aproveite o espaço dos comentários para desabafar!
Esta matéria possui mais páginas: 1 2